Coordenadoria de Defesa Civil se prepara para atuação no período chuvoso em Minas Gerais
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realizou Seminário de Preparação para o Período Chuvoso 2024/2025. O objetivo é integrar o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, promovendo a cultura da resiliência com foco na gestão de riscos.
Seminário Defesa Civil foto CEDEC MG divulgação
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realizou nesta terça-feira (17), em Belo Horizonte, o Seminário de Preparação para o Período Chuvoso 2024/2025.
O evento reuniu mais de 500 pessoas de cidades de todo o estado. O objetivo é integrar o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, promovendo a cultura da resiliência com foco na gestão de riscos. Por meio de ações de preparação, busca reduzir os impactos e auxiliar a população afetada. Participaram também órgãos de proteção, defesa e monitoramento do Estado.
Este ano, o seminário debateu “Planejamento Urbano Sustentável e Ações de Resposta às chuvas em Minas Gerais” e “Tecnologias de Monitoramento: como gerar e usar informações para minimizar os impactos das chuvas em Minas Gerais”.
De acordo com a Defesa Civil, a capacitação foi determinante para a redução do número de pessoas afetadas durante o período chuvoso de 2023/2024. Mais de 5 mil profissionais foram capacitados, reforçando ações de prevenção e resposta. Segundo a Defesa Civil, comparado ao ciclo anterior, o número de desalojados caiu de 12.923 para 2.833, uma diferença de mais de 10 mil pessoas. O número de desabrigados também sofreu uma queda, significativa, com 399 casos registrados no último período, em contraste com 2.241 no período anterior.