Em razão da falta de chuva, diretor do Dmaae faz alerta a população, sobre a necessidade de economizar água
A seca prolongada se estende por todo o território de Minas Gerais e levanta preocupações sobre possível falta de água também no município de Ouro Fino. Diretor do DMAAE Walter Luiz Pereira fez o alerta quanto a situação de escassez de água e sobre a necessidade de economizar
Imagem Dmaae
A falta de chuvas, as queimadas, a baixa humidade do ar e a crise climática contribuíram para que 16% das cidades do Estado de Minas decretassem situação de emergência por falta de água, de acordo com o boletim atualizado desta semana pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).
A seca prolongada se estende por todo o território de Minas Gerais e levanta preocupações sobre possível falta de água também no município de Ouro Fino.
O Jornalismo da Rádio Difusora conversou com o Diretor do DMAAE Walter Luiz Pereira que fez o alerta quanto a situação de escassez e sobre a necessidade de economizar água:
"A respeito dos problemas que a gente tem enfrentado hoje com relação a água potável que o Dmaae fornece a toda a população, existe hoje uma situação que a gente está observando em todo o território de Minas Gerais, onde já existem 137 cidades em estado de calamidade pública, em função da falta de água e Ouro Fino não é diferente, até porque o Dmaae tem ao longo do tempo tomado algumas medidas, para que isso possa ser evitado. Porém, esse período de escassez e de altas temperaturas vem ocasionando a escassez. Ou seja os Mananciais, que hoje nós temos, que são dois em tese, são os principais, a represa Zezé de Matos e a represa Burza tem diminuído muito o seu volume, justamente pelo fato da escassez hídrica e da falta de chuva que nesses meses todos. Inclusive em 2024, foi muito menor do que os anos anteriores.
Nesse momento a nossa demanda está muito alta. Nós temos também, outras formas de evitar que isso ocorra, nós temos os nossos possos artesianos, que são em 25 possos hoje em Ouro Fino, porém eles têm um período também de escassez, até porque precisa de chuva para manter os bolsões de água, alguns possos que davam por volta de 26 mil litros por hora, hoje eles estão dando 12 mil litros por hora, isso é muito preocupante.
Então o que a gente gostaria de dizer para a população é o seguinte, por favor, não desperdicem água, evitem lavar carros, evitem lavar calçadas, jogar água na rua, nas lavagens que se faz em terreiros podem ser usadas as águas que a gente utiliza para lavar roupas e outras coisas assim, até para que a gente possa evitar o desperdício e que a gente possa evitar que a gente tenha que conter o consumo de água.
A primeira coisa é a conscientização, porque a água é um bem escasso. Então eu peço para que as pessoas tenham consciência, não utilizem a água de forma indevida, até porque nós não temos ainda, a condição de saber se vai chover amanhã, se vai manter os Mananciais em condições de abastecer a população, então eu volto a dizer por favor, economize Água. Sabendo usar não vai faltar."