PORTAL DA DIFUSORA
Quarta, 21 de Agosto de 2024 12:22

Saiba como foi a avaliação das escolas de Ouro Fino no IDEB 2023

Foi divulgado pelo MEC e o Inep, os dados do ldeb 2023,considerado o principal indicador de educação do Brasil. No município de Ouro Fino, a Escola Estadual Juvenal Brandão se destacou e ficou entre as maiores notas do Sul de Minas, atingindo nota 8 nos Anos Iniciais

Imagem: Escola Estadual Juvenal Brandão

Foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023, considerado o principal indicador de educação do Brasil.

O Ideb é o índice que mede a qualidade da educação no Brasil. O Indicador foi criado em 2007 com metas para cada estado, assim como também para cada unidade escolar.

 

No município de Ouro Fino, a Escola Estadual Juvenal Brandão se destacou e ficou entre as maiores notas do Sul de Minas, atingindo nota 8 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Regular.

A Vice Diretora da Escola Juvenal Brandão Deise da Silveira Feitoza, fala sobre a conquista de 8 pontos nos anos inicias IDEB 2023:

"Essa conquista da nossa escola, no Ideb 2023, com os anos iniciais, essa nota 8, eleva o nome da nossa cidade, em destaque na nossa região e no estado, então a gente acredita que esse resultado, ele é bem maior do que simplesmente um número, ele é o reflexo de todo um trabalho dedicado, realizado com amor e compromisso, por toda a nossa comunidade escolar. Estamos entre as notas mais altas do Estado de Minas Gerais e ocupando a quinta posição da nossa região nessa faixa etária.

É um sinal claro de que estamos no caminho certo, estamos proporcionando uma educação de qualidade que prepara nossos alunos para o futuro e isso é fruto do trabalho coletivo, onde professores, funcionários, alunos e família se uniram em torno de um objetivo comum. Vale salientar também, que nos anos finais nós conseguimos subir o nosso Ideb, já várias edições do Ideb que a gente tem subido a nota dos anos finais, então gratidão também, aqueles que se esforçam no nono ano para que os nossos alunos sejam bem sucedidos.

Acreditamos sim, que alunos de escola pública quando a gente tem essa parceria, de todos os envolvidos, eles podem brilhar, então parabéns alunos do Juvenal Brandão. Parabéns comunidade. Parabéns professores e famílias."

 

A Supervisora dos anos iniciais Maysa Carvalho de Pádua fala sobre o planejamento da escola para alcançar essa nota:

"Gostaria de destacar que a turma que alcançou a nota oito vivenciou os desafios do ensino remoto, durante o segundo ano do ensino fundamental e em parte do terceiro ano, nesse período o compromisso da escola foi em garantir a participação de todos os alunos nas atividades e nas aulas. Com o retorno sabíamos que seria necessário um trabalho direcionado e intenso para recuperar os conteúdos que não foram concretizados, foi desenvolvido então, um projeto de recomposição das aprendizagens durante todo o quarto e quinto ano, trabalhando os conteúdos pré-requisitos que precisavam ser reforçados e garantindo que o planejamento pedagógico fosse seguido de forma eficaz. Contamos com recursos que buscaram estimular os estudantes, tudo para que os alunos entendessem a importância dos estudos e acumulassem recompensas pelas atividades feitas, o desempenho, a presença e o bom comportamento. Além disso, implementamos simulados focados nas habilidades exigidas pelas avaliações externas, o que contribuiu diretamente para esse resultado, estamos orgulhosos e motivados a continuar avançando, sempre em busca de uma educação melhor."

 

Ainda em Ouro Fino as escolas municipais e estaduais tiveram as seguintes notas:

Nos Anos Iniciais da maior para a menor nota do IDEB 2023:

Escola Estadual Juvenal Brandão, nota 8

Escola Municipal Procópio José Pereira, nota 7

Ceme Professora Dalva Favilla Barbosa, nota 6,7

Escola Estadual Coronel Paiva, nota 6,7

Escola Municipal PE Omar Cyrillo, nota 6,6

Escola Estadual Delorme de Avellar Muniz, nota 6,3

 

Nos Anos Finais da maior para a menor nota do IDEB 2023 em Ouro Fino:

Escola Estadual Juvenal Brandão, nota 6,1

Escola Estadual Horacio Narciso de Goes, nota 6,1

Escola Estadual Coronel Paiva, nota 5,3

Escola Estadual Ernesto Barbosa, nota 5,2

Escola Estadual Pr Guerino Casasanta, nota 4,8

 

No Ensino Médio da maior para a menor nota do IDEB 2023 em Ouro Fino: 

Escola Estadual Ernesto Barbosa, nota 4,5

Escola Estadual Francisco Ribeiro da Fonseca, nota 3,7

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento