Rebeca Andrade leva o ouro no solo e se torna maior medalhista brasileira na história das Olimpíadas
Com a conquista ela chega a seis medalhas olímpicas e ultrapassa os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt, que têm cinco cada. Atualmente só o canoísta Isaquias Queiroz pode igualar a marca de Rebeca.
Imagem: Loic Venance/AFP - Itatiaia
A ginasta Rebeca Andrade levou a medalha de ouro na apresentação do solo na manhã desta segunda-feira (5), nas Olimpíadas de Paris, 2024. Com isso ela e torna a atleta brasileira com mais medalhas na história dos Jogos Olímpicos.
Rebeca, que é atleta do Flamengo é a única esportista do Brasil a ter seis medalhas olímpicas no currículo. Ela subiu ao pódio no maior evento do esporte mundial uma vez mais que Torben Grael e Robert Scheidt, da vela. Além do ouro no solo, ela soma mais uma medalha dourada conquistada em Tóquio 2020 (jogos realizados em 2021 devido a pandemia), três medalhas de prata e uma de bronze (por equipes).
A ginasta deve ter, ao menos mais uma chance, de ampliar esses números. Aos 25 anos, apesar das várias lesões importantes que passou na carreira, ela deve ir aos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.
O único atleta atividade que pode igualar a marca de Rebeca Andrade é Isaquias Queiroz, que tem quatro medalhas: um ouro, duas pratas e um bronze. Em Paris, ele vai disputar o C1-1000 e C2-500, podendo também chegar a seis medalhas, caso suba ao pódio nas duas modalidades.