PMMG começa com campanha Agosto Lilás de Combate a Violência Contra a Mulher
Este ano o Agosto Lilás é marcado pelos 18 anos da Lei Maria da Penha, promulgada agressores de mulheres no contexto familiar.
Imagem: PMMG
Nesta quinta-feira (01), a 17ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais iniciou em todas as suas Unidades, a “Operação Nacional SHAMAR”, de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio.
De acordo com a PMMG, a campanha denominada “Agosto Lilás”, tem o objetivo de conscientizar quanto à prevenção à violência contra a mulher, através de mobilização social e instituição de medidas para coibir todas as formas de violência contra a mulher, além de fomentar as denúncias de práticas ilegais.
Neste mesmo sentido, a Polícia Civil de Minas Gerais inicia a campanha intitulada “Quebre o ciclo da violência. Denunciar salva vidas!”.
A campanha da PCMG visa criar um ambiente de apoio e enfrentamento, em que as vítimas se sintam seguras para denunciar. Reforça, também, que elas podem contar com a Polícia Civil, por meio dos diversos serviços ofertados com foco no combate à violência doméstica e familiar.
Em 2024, o Agosto Lilás é marcado pelos 18 anos da Lei Maria da Penha, que estabelece os tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e financeira.
Os casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres podem ser levados ao conhecimento da Polícia Civil por meio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher e das unidades da Polícia Civil nos locais onde não há delegacias especializadas. O Agosto Lilás, campanha de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher prevê uma série de ações e a PCMG disponibiliza material de apoio para a sensibilização do público sobre o tema no portal www.policiacivil.mg.gov.br. O registro também pode ser feito via disques 180 ou 181 e 190.