PORTAL DA DIFUSORA
Quinta, 11 de Julho de 2024 12:13

Psicóloga referência técnica do Programa de Controle do Tabagismo em Ouro Fino comenta a proibição de cigarros nos Presídios de Minas

O uso de cigarros estará banido de todos os presídios do Estado com a proibição da entrada e consumo de cigarros

Imagem de Arquivo

Nesta quinta-feira (11), a psicóloga clínica e referência técnica do Programa Nacional do Controle do Tabagismo em Ouro Fino, Marlene Lasmar Ribeiro Vilela avalia a pedido do jornalismo da Rádio Difusora FM, 94.1, a decisão do Estado de vedar a entrada de cigarros nos presídios, até a data de 31 de agosto deste ano.

O uso de cigarros estará banido de todos os presídios do Estado com a proibição da entrada e consumo de cigarros com a medida oficializada no último dia 04 de julho e que tem como base leis federal e estadual que já proíbem o fumo em ambientes fechados.

"A decisão de proibir a entrada e o consumo de cigarros nos presídios de Minas Gerais apresentam vários pontos que devem ser considerados. O primeiro ponto é a melhoria da saúde da população carcerária, parar de fumar vai reduzir câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, problemas respiratórios. Outro ponto importante é a redução dos riscos de incêndio, uma vez que não vão precisar usar isqueiros, cigarros, materiais inflamáveis dentro das celas. É muito importante destacar que um ambiente mais seguro será um ambiente sem o cigarro, porque não haverá conflitos associados ao uso do tabaco. Outro ponto a destacar, o programa de sensação do tabagismo, a disponibilidade do programa do controle do tabagismo vai oferecer tratamento para os fumantes que se encontram lá detentos.

 

Outro ponto a ser considerado, também de dificuldade, vai ser a resistência dos detentos, porque muitos detentos vão resistir a mudança, muitos não vão querer parar de fumar, então nós vamos ter um conflito inicial dentro dos presídios. Outro ponto é que eles vão viver a síndrome de abstinência, ou seja, a falta do tabaco vai desencadear nos presos, muitas vezes, irritabilidade, ansiedade e também momentos de agressividade nesse ambiente carcerário."

 

A data limite para a retirada total dos cigarros em unidades de pequeno porte e centros de remanejamento é 31 de julho.

Já a retirada total dos cigarros em unidades de médio e grande porte é 31 de agosto deste ano,. segundo informado em memorando da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP).

 

O governo ressaltou a existência do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece tratamento gratuito e integral para pessoas que desejam parar de fumar e que será disponibilizado também aos detentos.

 

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento