PORTAL DA DIFUSORA
Segunda, 01 de Julho de 2024 17:30

Diretora de Obras da Prefeitura explica asfaltamento das vias centrais do município

Engenheira Vanessa Faria Grisolia explicou obras de fresamento nas ruas centrais e a razão pela qual o asfalto não foi aplicado nas estradas rurais e ruas calçadas com blocos sextavados

Obras na Guarda-Mor Lustosa e a Diretora Vanessa Faria Grisolia (Imagens: Luís Guilherme Burza)

A Diretora de Obras, Infraestrutura e Meio Ambiente da Prefeitura de Ouro Fino, a engenheira Vanessa Faria Grisolia recebeu na tarde desta segunda-feira (1º) alguns veículos de imprensa que ao longo da última semana a haviam questionado sobre o asfaltamento das ruas centrais do perímetro urbano do município.

A diretora explicou que o executivo municipal optou por recapear as vias centrais, e as que ligam o centro do perímetro urbano aos barros por serem as ruas e avenidas que recebem o maior fluxo de veículos da cidade, necessitando de recapeamento, uma vez que obras como tapa-buracos já não resolviam o problema. 

Sobre a retirada do asfalto antigo, Vanessa esclareceu que o trabalho, na verdade, é uma técnica de engenharia chamada “fresagem”, necessária para a fixação de uma nova camada asfáltica. Conforme ela, além da questão técnica, este serviço é também uma exigência do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e da Caixa Econômica Federal, financiadores das obras.

Ainda segundo a diretora a necessidade de recuperação das vias centrais se deveu ao fato de que, ao longo dos anos, foram feitas inúmeras operações tapa-buracos e estes serviços, entre outras coisas, acabaram por atrapalharem o escoamento das águas das chuvas para o meio-fio, o que causava fissuras e abertura de novos buracos.

Ela explicou também que o recapeamento foi feito nas ruas que já tinham asfalto pois o BDMG e a Caixa Econômica Federal não liberam financiamento para asfaltar estradas rurais, ruas calçadas com blocos sextavados ou paralelepípedos. No caso destes últimos ainda existe a questão do tombamento histórico. 

A diretora de obras ainda fez uma explanação de obras viárias que foram realizadas no município durante a gestão e outras que, de acordo com ela, ainda serão executadas até o final deste ano (ver lista abaixo). 

Mercado Municipal

Por fim, Vanessa entrou brevemente no assunto da reforma do mercado municipal, explicando que o local será revitalizado, incluindo banheiros, boxes e faixada. Porém ela enfatizou que as obras só devem começar após uma reunião do setor com os mercadores. 

 

 

Relação de Ruas e Avenidas que foram ou serão recapeadas, segundo a Diretoria de Obras:

Rua Guarda Mor Lustosa 
Rua Prefeito Francisco Assis
Rua Ângelo Beghini
Av. Manoel Jesuíno De Carvalho
Av. Delfim Moreira
Av. Marechal Deodoro
Av. Barão Do Rio Branco
Rua Francisco Salles
Rua Goitacazes
Rua Nicolino Rossi
Rua Joaquim C. Azevedo
Estrada Municipal Antônio Lemes Da Fonseca (no perímetro urbano)
Rua Benedito Santos Maciel
Rua José Gilberto Martins
Alameda Willy Hartung
Rua José Palomo Roble

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento