PORTAL DA DIFUSORA
Terça, 25 de Junho de 2024 11:53

Cemig alerta para número de acidentes com pipas na rede elétrica

Junto com essa atividade existe a linha cortante; cerol; linha chilena e vários outros nomes aí que a gente tem conhecimento, linha cortante é proibida, regulada por lei estadual com sanções e multas, portanto uma prática muito perigosa.

Imagem ilustrativa

A Cemig registrou um aumento de 50% no número de clientes que tiveram o serviço de energia interrompido por ocorrências causadas por pipas em maio, quando comparado aos quatro primeiros meses de 2024.

Nos cinco primeiros meses deste ano, mais de 150 mil unidades consumidoras tiveram o serviço interrompido em consequência da brincadeira na área de concessão da companhia.

No mês passado, quase 53 mil unidades consumidoras da companhia foram prejudicadas pela brincadeira em 214 incidentes com a rede de distribuição da empresa.

O engenheiro eletricista da Cemig Demétrio Aguiar alerta sobre os perigos de soltar pipas em locais próximos à rede elétrica:

"Estamos entrando no período seco, com muitos ventos e férias escolares, a melhor época para soltar papagaios, importante lembrar que papagaio não combina com redes elétricas. O papagaio quando fica preso a fiação, ele causa interrupção no fornecimento de energia e também acidentes, porque crianças tentam retirar esses papagaios de cima da laje, por exemplo utilizando algum artefato que pode causar uma descarga elétrica nessa pessoa, com consequências muito graves, podendo levar, inclusive, ao óbito. Junto com essa atividade existe a linha cortante; cerol; linha chilena e vários outros nomes aí que a gente tem conhecimento, linha cortante é proibida, regulada por lei estadual com sanções e multas, portanto uma prática muito perigosa.

Qual que é a dica da Cemig? Busque um local descampado livre de redes elétricas, sem vias de circulação de trânsito e principalmente Nunca use linhas cortantes."

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento