Sem atingir meta do Ministério da Saúde campanha contra a Pólio é prorrogada em Minas até o final deste mês
No município de Ouro Fino, a meta é vacinar 1600 crianças menores de 5 anos
Imagem de Arquivo
A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada em Minas Gerais por mais duas semanas, até o dia 30 de junho com o objetivo de atingir a meta de imunizar 95% do público alvo, que são 826.581 crianças menores de 5 anos no estado. A imunização é a única forma de prevenir a doença que pode causar a paralisia infantil.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde as crianças menores de 1 ano de idade deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário, com três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administrada via intramuscular, e as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias deverão receber a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário com VIP.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a cobertura desse imunizante no estado, em 2023, foi de 87,88% em menores de um ano, e de 81,58% em crianças com um ano de idade.
Já em 2024, no período de janeiro a março, foi de 88,39%, em crianças menores de um ano de idade, e de 81,97%, em crianças com um ano de idade.
No município de Ouro Fino, a meta é vacinar 1600 crianças menores de 5 anos. Até o dia 9 de junho, que foi o dia D de vacinação, apenas 470 crianças nessa faixa etária foram vacinadas contra a paralisia infantil.
Em Ouro Fino o atendimento é oferecido diariamente na Sala de Vacinas, no prédio dos Capuchinhos, Avenida Barão do Rio Branco, centro, das 7 da manhã às 5 da tarde, os pais devem levar o cartão de vacinas da criança.