Autoridades de trânsito começam a multar motoristas profissionais com exames toxicológicos vencidos
A infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.
Imagem de Arquivo
Motorista profissional com CNH categorias C,D e E vencida entre julho e dezembro precisa regularizar exame toxicológico. O prazo findou nesta quinta-feira (30) e as multas começam a ser aplicadas hoje sexta-feira (31).
Quem não estiver como toxicológico em dia ficará sujeito à multa, assim como já está acontecendo há um mês com os condutores com a carteira de habilitação vencendo entre janeiro e junho.
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito, a Senatran, quase 3,3 milhões de motoristas com habilitação das categorias C, D e E, ainda não realizaram o exame obrigatório.
Conforme regulamentação, esses motoristas podem ser automaticamente multados pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito, os Detrans, estaduais e do Distrito Federal.
A infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.
O exame toxicológico é realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de cabelos, pelo ou unhas. Ele serve para apontar se o motorista fez uso de substâncias entorpecentes nos últimos 90 dias.