PORTAL DA DIFUSORA
Terça, 14 de Maio de 2024 12:03

Faleceu em Ouro Fino aos 73 anos, o Artista Plástico Maneco Gusmão

O sepultamento de Maneco Gusmão ocorreu na manhã dessa terça-feira no Cemitério de Ouro Fino.

Imagem de Arquivo

Faleceu em Ouro Fino nesta segunda-feira (13) aos 73 anos de idade, em decorrência de problemas de saúde, o artista plástico Emanuel José de Gusmão, ‘ o conhecido “Maneco”. Ele residia na Rua Nilton Emilio Oliveira, n°404, Bairro Alto onde criou um dos seus últimos projetos de arte denominado a “Caixa Preta”, o qual foi reconhecido por lei municipal em março de 2023, como de “Relevante Interesse Cultural do Município de Ouro Fino”, se tornando um símbolo de forma e expressão cultural, artística e arquitetônica da cidade visto como um atelier e galeria de arte.

Em Ouro Fino entre suas obras estão; “Os Evangelistas” no Morro do Santo Cruzeiro, a Mina da Policena, Rua José Lino Simões, a Estrada dos Santos Negros, denominação dada à estrada velha que liga Ouro Fino a Inconfidentes.

Uma obra também recente é uma estátua do cantor Luiz Gonzaga construída no Calçadão da Rua 13 de Maio, entre outras obras, além de ter ocupado cargo de diretor de Cultura.  

Maneco de Gusmão que também era colunista do Portal da Rádio Difusora estudou artes na juventude em São Paulo, onde participou de várias exposições. Foi professor de pintura na Penitenciária de São Paulo, também morou e trabalhou na França na década de 1990 onde ficou por 14 anos.

 

O prefeito de Ouro Fino Henrique Wolf postou vídeo em rede social do município lamentando a morte do artista Maneco Gusmão

 

O sepultamento de Maneco Gusmão ocorreu na manhã dessa terça-feira no Cemitério de Ouro Fino.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento