Governador Romeu Zema tenta negociar nesta terça-feira dívida de Minas com a União
A dívida de R$ 160 bilhões de Minas Gerais com a União deve ser apresentada durante reunião entre o governador Romeu Zema (Novo) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad,
Imagem Gil Leonardi / Imprensa MG arquivo 2024
Nesta terça-feira (26), a proposta do governo federal relativa à dívida de R$ 160 bilhões de Minas Gerais com a União foi apresentada durante reunião entre o governador Romeu Zema (Novo) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Brasília. Dentre as alternativas ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), está a federalização de estatais mineiras, para amortizar parte da dívida. Os nomes apresentados na proposta - sugerida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) - foram a Cemig e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).
Em fevereiro durante agenda em Belo Horizonte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pretende fazer um acordo não só com Minas, mas com outros estados, para resolver o problema do endividamento dos estados brasileiros para que as coisas possam voltar à normalidade.