PORTAL DA DIFUSORA
Quinta, 14 de Março de 2024 12:56

Ouro Fino se aproxima de mil casos de dengue e setor de endemias cobra mais responsabilidade da população

Dois óbitos foram confirmados pela Diretoria de Saúde de Ouro Fino

Imagem Arquivo

Estamos perdendo o combate contra a dengue? De acordo com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa na ultima terça-feira, dia 12, este é o pior ano da história do estado em relação à doença, foram mais de 500 mil casos suspeitos de dengue.

O cenário em Ouro Fino também se agrava, com o município cada dia mais próximo dos MIL casos de dengue, até ontem foram notificados 910 casos.

O combate à dengue é dever de todos, eliminar focos, usar inseticidas e repelente são formas de prevenção e pode salvar vidas, a Supervisora de combate as endemias Élida Medau ressalta que é necessário a mobilização de toda a população ourofinense:

"Nós estamos caminhando rumo aos Mil casos notificados de dengue em Ouro Fino e ainda nem atingimos o pico de contagio. Acontece que temos recebido muitas ofensas e cobranças descabidas, então é importante pontuarmos algumas questões: Primeiro. 'Ah, mas a prefeitura está esperando morrer alguém para tomar atitude'. Não! Prefeito, secretário de saúde, agentes, médicos e equipe de enfermagem, todo mundo está dando o seu melhor para acudir a população, não tem ninguém parado esperando. Mas e a população? até quando os moradores de Ouro Fino vão ficar esperando providências de terceiros? Quantas vezes nós orientamos, pedimos, apelamos para todo mundo vigiar as suas casas, usarem inseticidas e repelente? várias, né? Todo mundo está cansado de ouvir, desde os anos 80 que não pode deixar água parada e que tem que jogar o Lixo no lixo, mas todo dia, no bloqueio ou nas vistorias, nós estamos encontrando muitas larvas do mosquito da dengue nas casas, gente, nas casas! Quem é responsável por cuidar da casa, o próprio morador ou a prefeitura? Se você faz comida e suja sua louça, quem que tem que lavar é você ou a prefeitura? Então por que que as pessoas estão achando que não precisam cuidar mais dos quintais porque tem a gente para fazer isso? Não faz sentido, cada um precisa cuidar do que é seu.

Agora é hora de todo mundo colaborar, trabalhar junto para conter a dengue, não é hora de empurrar a responsabilidade para o poder público, o prefeito, o secretário e alguns poucos agentes sozinhos, não vão conseguir conter a dengue em uma cidade de quase 33 mil habitantes e quanto mais a população espera alguém tomar providências ao invés de se mexer, cada vez mais pacientes vão entupir a Santa Casa e sobrecarregar os médicos e a equipe de enfermagem, se não houver engajamento da população, vai morrer um monte de gente sim. E essa conta não é só da prefeitura é de todo o mundo. Vamos lá pessoal, não adianta ir rezar no domingo e não proteger o seu irmão, né? Cuidem das suas casas, usem inseticida use repelente, a gente tá repetindo isso muitas vezes para ficar bem frisado. Cuida das casas faz os 10 minutos contra a dengue, usa inseticida e repelente, isso é muito importante, são cuidados pessoais, não dá para delegar isso pra terceiros. A gente conta com apoio de toda a população, "

A Diretoria de Saúde de Ouro Fino, confirmou duas primeiras mortes por dengue no município. Os Óbitos também foram confirmados pela Fundação Ezequiel Dias que é o laboratório oficial do Estado. Segundo o Diretor de Saúde de Ouro Fino, Francisco Ceccon as vítimas eram pacientes de risco, que já tinham outros problemas de saúde. A identidade das vítimas não podem ser divulgadas.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento