PORTAL DA DIFUSORA
Segunda, 29 de Janeiro de 2024 11:56

É oficial, Minas Gerais está em situação de emergência contra a dengue

Ouro Fino já registrou 77 casos confirmados da doença

Imagem: Reprodução Prefeitura de Ouro Fino

O Governo de Minas decretou situação de emergência em saúde pública, no último sábado (27), em razão do aumento do número de casos de dengue e chikungunya.

De acordo com o decreto são 11.490 casos confirmados de dengue e 3.067 de chikungunya. Este já é o segundo ano consecutivo de epidemia. Na prática o decreto permite adoção de medidas administrativas e assistenciais para conter o avanço das doenças. Foi criado ainda o Centro de Operações de Emergências em Arboviroses. A medida vale por 180 dias.  

Entre as ações autorizadas para combater o Aedes aegypt está a entrada dos agentes de saúde em imóveis que estejam abandonados, vazios ou nos que o morador não tenha permitido a entrada. Porém, para isso, os agentes devem estar devidamente identificados.  

Em Ouro Fino os casos de dengue continuam aumentando. Na manhã desta segunda-feira (29) o número de notificações chegou a 77 confirmados.

Devido ao aumento expressivo a supervisora de Endemias do Departamento de Saúde Elida Medau reforça o pedido à população para que eliminem qualquer recipiente que possam acumular água, “quanto menos mosquitos circulando, menor a chance do vírus se espalhar” – diz Élida.

A supervisora também incentiva o uso de repelentes e inseticidas e que as pessoas que sintam os sintomas de dengue como febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações procurem os serviços de saúde e faça o teste rápido oferecido nas ESF's.

 

No município de Inconfidentes, são 389 casos confirmados, segundo boletim divulgado na última sexta-feira (26).

 

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento