Governo de Minas vai declarar estado de emergência por causa da dengue
Minas Gerais tem dois anos consecutivos de epidemia
Imagem Agência Minas
Depois que foi confirmada a primeira morte do ano por dengue, o Governo de Minas Gerais decidiu que vai decretar estado de emergência.
O secretário de estado da saúde Fábio Bacheretti, disse que pela primeira vez, Minas Gerais tem dois anos consecutivos de epidemia.
"O Estado de Minas vai viver em 2024 o segundo ano consecutivo epidêmico para dengue chikungunya, primeira vez que isso acontece. Por isso ações imediatas são sendo tomadas especialmente o decreto de emergência do Estado de Minas, vai fazer essa semana para facilitar tanto a contratação de profissionais, quanto também a compra de insumos por pelo Estado de Minas e pelos municípios mineiros, mas antes mesmo desse momento. Desde o ano passado, Minas Gerais, já estava prevendo estava agindo especialmente com a disponibilização de mais de 100 milhões de reais para o reforço das equipes ainda em dezembro e também os drones, que são uma novidade. Os 853 municípios do estado têm acesso a este serviço, que vai poder mapear toda a região e poder ver aonde que há focos, ou prováveis focos, para que o município possa ir até aquele local combater com o larvicida, ou se não conseguir chegar soltar o larvicida pelo Drone.
São ações importantes que vão se somar a capacitação. No Estado de Minas a Secretaria de Saúde está rodando todas as regiões para capacitar como se organizar e como atender as pessoas com dengue chikungunya uma vez e já temos dois óbitos e nestas doenças a maior parte dos óbitos são evitáveis pelo bom manejo clínico e é isso que nós estamos fazendo em todos os municípios mineiros.
Para evitar isso estamos também aguardando as vacinas que devem chegar ainda em fevereiro para que a gente consiga iniciar a vacinação dos nossos jovens de 10 a 14 anos e além disso esperando a partir de Maio a nossa biofábrica com o mosquito Aedes aegypti com bactéria Wolbachia já abrindo as suas portas para começarmos essas ações importantes a médio de longo prazo para que a gente não precise mais conviver com essa doença que nos aflige há tanto tempo. "