PORTAL DA DIFUSORA
Terça, 16 de Janeiro de 2024 12:12

Ipsemg divulga lista de quem não realizou Censo Previdenciário e pode ter pagamento suspenso

O Sistema do Censo ficará aberto pelos próximos 30 dias para regularização da situação, quem não responder ao Censo pode ter os benefícios suspensos

Imagem de Arquivo

Foi publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, a relação de 27.648 nomes de inativos ou afastados preliminarmente do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais e 3.719 pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, o Ipsemg, que não realizaram o Censo Previdenciário e estão sujeitos à suspensão do pagamento do benefício.

O Sistema do Censo ficará aberto pelos próximos 30 dias para regularização da situação, quem não responder ao Censo pode ter os benefícios suspensos, o Presidente do Ipsemg, André Luiz Moreira dos Anjos destaca:

“Após a publicação do edital e a abertura concomitante para realização do Censo Previdenciário, caso, após esse período, ainda seja identificado algum beneficiário que não tenha regularizado a situação, um novo edital informará, definitivamente, quem terá o benefício suspenso”

Como regularizar a situação

1. Acesse o site do Censo Previdenciário. O link está disponível no site do Ipsemg – www.ipsemg.mg.gov.br ou aqui 

2. Faça login no sistema, que pode ser realizado por meio de CPF e senha utilizada nos sistemas corporativos do governo, como por exemplo o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e Portal do Servidor (portal de consulta de contracheques dos servidores ativos e aposentados). Há, ainda, a possibilidade de acessar utilizando as credenciais do portal gov.br. 

3. Valide as informações solicitadas 

4. Responda ao questionário 

5. Ao final do procedimento, verifique o e-mail de confirmação da realização do Censo

Suspensão do benefício:

O sistema do Censo estará disponível até 14/2/2024 para regularização da situação.

Após essa data, será divulgado novo edital com a relação dos nomes que não atenderam à exigência e terão, efetivamente, seus benefícios suspensos em fevereiro e a ser pago em março de 2024.

O beneficiário terá o benefício restabelecido após regularizar a situação.

O Ipsemg ressalta que com a suspensão do pagamento da pensão ou aposentadoria, a contribuição da assistência à saúde do Ipsemg descontada em folha, daqueles que fizeram a adesão ao serviço, não poderá ser realizada, ocasionando o impedimento da utilização dos serviços na rede assistencial em qualquer modalidade.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento