PORTAL DA DIFUSORA
Segunda, 08 de Janeiro de 2024 12:13

Janeiro Branco: Saúde Mental enquanto há tempo

Para ser atendido no município de Ouro Fino basta agendar um horário no ambulatório de Saúde Mental

Imagem de Arquivo

Janeiro branco: mês de conscientização visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. 

As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse meio entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar. Rogério Silva, Assistente Social que trabalha na Diretoria de Saúde de Ouro Fino, na Rede de Atenção Psicossocial faz o alerta:

"Quero chamar a atenção para as questões relacionadas à saúde mental, e por que foi escolhido o mês de Janeiro? Mês de janeiro é um momento de pensar na organização do ano, é o momento em que as pessoas avaliam como foi o ano que passou e o que pode ser feito ou que queremos fazer no decorrer do novo ano, para muitas pessoas ainda é um momento de questionamento e de muitas dúvidas.

Este ano a campanha nacional de Janeiro Branco tem como título "saúde mental enquanto há tempo" é importante destacar que saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais e sim um estado de bem-estar, no qual a pessoa possa desenvolver suas habilidades, como por exemplo, organizar atividades da vida cotidiana, trabalhar, estudar, dialogar, viver em sociedade, promovendo assim sua saúde mental.  Falar sobre o assunto se faz necessário para que possamos construir uma cultura de saúde mental na sociedade, conscientizando a população para os cuidados com a saúde mental a partir da prevenção e principalmente sem tabus e preconceitos"

Para ser atendido no município de Ouro Fino basta agendar um horário no ambulatório de Saúde Mental no final da Av. Delfim Moreira, ao lado do viaduto ou procurar a equipe ESF do seu bairro.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento