PORTAL DA DIFUSORA
Quarta, 22 de Novembro de 2023 11:52

Período de calor aumenta o risco de acidentes com animais peçonhentos

Qualquer problema de acidente com esses animais, procurar o hospital municipal de Ouro Fino.

Imagem de Arquivo

 

Com o período de calor e aproximação do Verão, estação que se inicia em 22 de dezembro o clima quente e úmido é favorável para o incidência de animais peçonhentos o que exige mais cuidados das pessoas para evitar acidentes e envenenamentos.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), são considerados peçonhentos os animais que possuem presas, ferrões, cerdas e espinhos capazes de envenenar as vítimas.

O biólogo e coordenador do projeto Cobras do Bem em Ouro Fino Beto Alburquerque traz algumas orientações para a população sobre os cuidados básicos:

"Algumas orientações para que evite acidentes com esses animais. Primeiro orientação, é a questão da residência, da porta de casa, aquela cobrinha que fica de peso de porta na parte de baixo da porta de casa ou então rodape na porta, muito importante porque inibe os animais peçonhentos de entrar; tampinha do ralo de banheiro; a tela nas janelas aonde a casa é rural. Os animais peçonhentos principalmente a aranha e o escorpião, eles costumam sair à noite, quando eles vão procurar refúgio ou alimento dentro de casa, então você inibindo, tampando esses buracos que eles possam entrar.

Sempre que for dormir em um local que não conhece, verificar lençol da cama, guarda-roupa, cobertor, fronha, porque muitas vezes pode ter aranhas ou escorpiões que ficaram escondidos nesses locais, é muito importante verificar esses detalhes.

Uma questão para área externa, o mato e o entulho, então se tiver acumulado na área externa da casa, são locais que pode ter alimento para animais peçonhentos, então é importante sempre manter limpo o entorno da casa.

E qualquer problema de acidente com esses animais, procurar o hospital municipal de Ouro Fino, ele atende soroterapia de animais peçonhentos pois é credenciado para atender acidentes com animais peçonhentos, então fica orientação!"

 

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento