Onda de calor: Médico orienta sobre os cuidados necessários com a saúde
O estado de Minas Gerais, está na lista dos estados que serão mais impactados pela onda de calor que atinge o Brasil
Imagem: Reprodução Metsul
Por conta das mudanças climáticas, a temperatura em todo o mundo deve subir cada vez mais, apenas no mês de agosto deste ano, ainda inverno no Brasil, a temperatura média no mundo foi 1,25 graus Celsius acima da média do século 20, como constatou a Agência Americana Oceânica e Atmosférica.
O estado de Minas Gerais, está na lista dos estados que serão mais impactados pela onda de calor que atinge o Brasil, de acordo com a secretaria de saúde, de janeiro a julho de 2023, foram internadas, em unidades de saúde de todo o estado, 2.301 pessoas por desidratação (depleção de volume), sendo 384 crianças de até 9 anos e 1.178 idosos com mais de 60 anos.
Com isso, os mais vulneráveis como idosos, crianças, pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos e gestantes devem redobrar a atenção.
Ainda, segundo a Secretaria de Saúde de Minas, a previsão de temperaturas elevadas nos próximos dias, associada à ausência prolongada de chuvas, além dos baixos índices de umidade relativa do ar faz acender o alerta para perigos como a desidratação e queimaduras.
O Médico Clínico Geral, Francisco Carlos Maciel traz algumas orientação que a população deve se atentar durante as altas temperaturas e quando estiver exposto ao sol:
"Estamos passando por uma onda de calor com temperaturas excessivamente altas, pelo fenômeno El Nino, com aquecimento das águas do pacífico. Quais são os cuidados que as pessoas devem ter, principalmente durante essa onda intensa: Evitar o contato direto com o sol, principalmente entre as 11 a 16 horas, esar roupas de de cor mais clara, roupa mais confortáveis, não fazer atividades cansativos ao sol nesse período, deixar para fazer antes ou depois desse período. cuidar bem da hidratação, manter uma garrafa de água à mão, sempre que for possível, principalmente as pessoas mais velhas e as crianças.
Se for inevitável sair ao sol ou a pessoa que trabalha exposto ao sol, usar protetor solar, é importante para evitar câncer de pele ou lesões que possa ocorrer pela intensidade dos raios ultra violetas e usar óculos escuros, boné ou chapéu.
Manter os ambientes domésticos e de trabalho bem ventilados tem que ser bem climatizado, esses efeitos adversos dessa onda de calor intensa, pode levar a desidratação, insolação, às vezes, as pessoas podem ter desmaios e doença de pele, isso é muito importante lembrar, que nesse essa intensidade é muito perigoso a formação de câncer de pele.
Também o estresse, a pessoa pode ficar mais nervosa, mais ansiosa, devido a essas altas temperaturas, com dificuldades para dormir, perda de apetite, tudo isso pode levar a um desajuste como um todo na saúde da pessoa devido essas ondas excessivas.
Por último, não menos importante, dar essa mesma atenção com hidratação e banho nos pets, cachorros, gato e outros animais de estimação, sofre com a mesma intensidade que os humanos com essa onda de calor, então também uma especial atenção as patas dos animais quando saem de casa."