PORTAL DA DIFUSORA
Segunda, 25 de Setembro de 2023 11:54

Onda de calor: Bombeiros de Minas realizam campanha para reduzir riscos de queimadas e afogamentos

No ponto focal de atuação da corporação estão as ocorrências de incêndios em vegetação e os afogamentos.

Imagem: reprodução Daniel Beltra/Greenpeace

Alertas emitidos pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais indicam que os termômetros poderão chegar a 39ºC em algumas regiões do estado. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais preparou ações para a prevenção de acidentes e mitigação de catástrofes neste período.

No ponto focal de atuação da corporação estão as ocorrências de incêndios em vegetação e os afogamentos.

Em 2023, o Corpo de Bombeiros Militar ampliou a ação de vistorias na segunda fase da operação Alerta Verde, finalizada em agosto, o que permitiu a realização de 18.325 vistorias em todo o estado e as fiscalizações já ultrapassam 29 mil.

Já em relação aos afogamentos, entre 2022 e 2023 os casos somam quase 500 mortes.

Para reduzir estes números o CBMMG, com utilização de dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), monitora os afogamentos

Para evitar acidentes, a pessoa deve sempre observar a placa de sinalização e evitar nadar em locais desconhecidos como rios e cachoeiras. Crianças não podem nadar sozinhas, seja qual for o local.

Os bombeiros orientam ainda que não tentar, sem o devido treinamento, salvar pessoas que estejam se afogando. Deve-se evitar nadar se tiver feito uso de bebida alcoólica.

Todas essas orientações para evitar as queimadas, incêndios no período de estiagem e os afogamentos estão em publicações no Portal do Corpo de bombeiros de Minas Gerais.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento