Superintendente do cidas orienta sobre inicio da coleta seletiva em Ouro Fino
A coleta seletiva humanizada terá inicio no dia 1 de Outubro, e deve atender o perímetro urbano e rural.
Imagem: Prefeitura O.F.
A coleta seletiva no município de Ouro Fino, agora conta com a central de resíduos Casa Verde, o Polo intermunicipal de reciclagem foi inaugurado no dia 30 de agosto com a assinatura do convênio entre a Prefeitura, o CIDAS (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável e Ambiental), Viraser e a Ambipar.
Campanhas de conscientização e orientação devem ser feitas durante o mês de setembro, além da divulgação do cronograma com os dias e bairros que o caminhão da reciclagem irá passar.
A coleta seletiva humanizada terá inicio no dia 1 de Outubro, e deve atender o perímetro urbano e rural.
Os recicláveis devem ser limpos antes de serem descartados, como informa o Superintendente do CIDAS, Nelson José Antônio:
"A nossa coleta seletiva humanizada, vai começar a partir do dia primeiro de outubro, o objetivo da casa verde, que já foi inclusive inaugurada, foi assinado um termo de compromisso, um termo de responsabilidade com operação técnica com o município; onde o grupo Ambipar, viraser, faz todo esse trabalho de orientação técnica, de capacitação. A coleta seletiva humanizada ela exige certos padrões de qualidade internacionais e com isso, o que que nós precisamos orientar a população na colaboração desse processo, porque isso é um processo contínuo, ele entra para ficar e a coleta seletiva ela é a separação exatamente do material úmido e do material seco.
Não há a necessidade de separar papel de um lado e plastico do outro, porém é necessário que se faça isso de forma limpa, é necessário que quando nós acabamos de fazer a utilização do nosso produto, a embalagem à ser destinada, passe uma àgua nela, para não ajuntar vetores.A coleta vai passar todas as semanas, uma vez em cada bairro.
O lixo convencional vai passar todo dia, não vai mudar em nada o regime da coleta do residuo sólido urbano, a coleta seletiva vai recer apenas materiais servíveis para reciclagem, então o que é isso, se nós mandamos para dentro da central material sujo ou material contaminado ou material cada vez com mais lixo que não é realmente material reciclado, tudo isso é pesado no fim do dia para ver a categoria de cada classe que foi destinada, então quando há muito rejeito significa que a população não entendeu o objetivo da proposta que está sendo estabelecida no município.
Pedimos à população que aguarde, dentro de poucos dias nos bairros, serão passados responsaveis pela coleta avisando o dia da coleta naquele bairro, para que não seja colocado na rua ou no lixo convencional. Deixem guardado. "