PORTAL DA DIFUSORA
Segunda, 28 de Agosto de 2023 11:52

Estado entrega 12 novas ambulâncias para o Samu no Sul de Minas

Hoje é o maior Samu do estado em número de cidades atendidas, correspondendo a 152 municípios e uma população de mais de 2 milhões e 600 mil de pessoas.

Imagem: Marco Evangelista/Imprensa MG

Estado entrega 12 ambulâncias para o Samu em Varginha.

As chaves dos veículos foram entregues, nesta sexta-feira (25/8), pelo vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus. “Esse incremento de quase 20% da força total de capacidade de resposta do serviço vai mudar a velocidade de cada um dos atendimentos e, consequentemente, ampliar a condição de salvar vidas”, anunciou Professor Mateus, lembrando ainda a importância do Samu nas políticas de saúde em Minas. “Essa é uma etapa de longo processo que o Estado tem desenvolvido, de universalização do Samu regional, com todo o estado coberto, sendo duas regiões em implantação, mas já estruturadas entre os municípios com apoio dos resgates aéreos e interação entre os hospitais regionais”.

Essa ambulâncias serão destinadas a Varginha, Pouso Alegre, Guaxupé, Piumhi, Alfenas, Lavras, Extrema, Paraisópolis, Guapé e Campos Gerais, que irão receber uma cada, e Ouro Fino, que passará a contar com mais duas. Os veículos foram entregues pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e doados pelo Ministério da Saúde para a renovação de parte da frota na região.

As ambulâncias reforçarão a estrutura do Samu que mais atende municípios em Minas (152), atuando no suporte aos casos de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica. 

O Samu realiza atendimentos em residências, vias públicas, locais de trabalho e ainda presta orientações aos solicitantes. “Entregar essas ambulâncias faz com que essa política seja ainda mais robusta e garanta uma assistência melhor e mais rápida”, analisou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Nossa região é atendida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas que gerencia o Samu 192 localmente desde 2015.

Hoje é o maior Samu do estado em número de cidades atendidas, correspondendo a 152 municípios e uma população de mais de 2 milhões e 600 mil de pessoas.

Sua sede administrativa e a Central de Regulação de Urgência (CRU) ficam no município de Varginha.

Os custos de manutenção do Samu são compartilhados entre Estado, União e municípios. No caso do Samu do Sul de Minas, o Governo de Minas responde por mais de 50% do custeio anual.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento