PORTAL DA DIFUSORA
Sexta, 25 de Agosto de 2023 12:20

PROCON-MG multa Copasa por cobrança de tarifa indevida de consumidores

A publicação não cita se haverá restituição aos consumidores.

Imagem de Arquivo

A COPASA- Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais recebeu uma multa de R$ 11 milhões e 200 mil reais por cobrança indevida da tarifa de esgoto dinâmico tratado (EDT) de alguns consumidores no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2018. De acordo com informações do Ministério Público de Minas Gerais a multa é resultado de um processo administrativo do Procon-MG. Em Decisão Administrativa, o órgão de defesa do consumidor afirma que a Copasa cobrou indevidamente pelo tratamento de esgoto de alguns consumidores, embora a companhia só tenha coletado os dejetos sem tratá-los. Conforme o documento do Procon-MG, é “abusiva a cobrança por serviço não prestado, o que configura obtenção de vantagem excessivamente onerosa da empresa sobre o consumidor”.

A Decisão do Procon-MG explica ainda que as práticas abusivas se caracterizam pela inobservância ou violação dos princípios gerais que orientam a relação de consumo, especialmente o da boa-fé e o da harmonia.  A empresa ainda pode recorrer da decisão.

A publicação não cita se haverá restituição aos consumidores.

Em nossa região, a Copasa está presente nas cidades de Inconfidentes, Bueno Brandão, Ipuiuna, Monte Sião, Borda da Mata, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucai, Itajubá, Andradas, Santa Rita de Caldas entre outras localidades.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento