PORTAL DA DIFUSORA
Quinta, 15 de Junho de 2023 11:21

Junho Vermelho, doação de sangue em Minas não atinge porcentagem satisfatória definida pela OMS

Pessoas com idade entre 16 e 69 anos, com mais de 50 kg e em boas condições de saúde podem doar. O processo leva em torno de uma hora e pode salvar até quatro vidas.

Imagem de Arquivo

Ontem, quarta-feira foi o Dia Mundial do Doador de Sangue, onde milhares de pessoas se mobilizaram em todo pais, com a campanha de 2023 de lema "Doe sangue, doe plasma, compartilhe a vida, compartilhe com frequência". No entanto, o ato de Doar sangue não deve ficar restrito à apenas um dia ou simplesmente um mês, por recomendação da OMS, é necessário que entre 3% e 5% da população seja doadora de sangue para que os estoques se mantenham em níveis satisfatórios. Mas de acordo com Dados da Assessoria de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas, em Minas Gerais, apenas 1,8% da população é doadora de sangue, o que explica os estoques quase sempre em baixa.

A doação de sangue é essencial, voluntária, segura e não dói. Pessoas com idade entre 16 e 69 anos, com mais de 50 kg e em boas condições de saúde podem doar. O processo leva em torno de uma hora e pode salvar até quatro vidas. Quem faz o apelo é a responsável pela captação e sangue em Ouro Fino, Claudete Mendonça:

"Estou aqui, para lembrar a população que doar sangue é um ato de amor e que salva vidas. Nós de Ouro Fino fazemos a nossa doação no Hemocentro em Pouso Alegre, a prefeitura disponiliza transporte. Quem se interessar em doar basta ligar na Santa Casa, se caso não conseguir falar comigo, pode deixar o telefone que eu entro em contato.  Nós pretendemos toda semana enviar no mínimo 10 doadores, eu conto com toda a população, aqueles que não puderem doar, ajude com a divulgação, pois  conscientizando a todos, conseguiremos mais doadores."

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento