PORTAL DA DIFUSORA
Segunda, 27 de Março de 2023 11:50

Cidades são incluídas na lista de trabalho análogo a escravidão na região, entre elas, Jacutinga e Caldas

Qualquer pessoa pode fazer a denúncia sobre trabalho semelhante à escravidão pode ser feita no número 100

Imagem de Arquivo

 

O Ministério do Trabalho divulgou que três cidades da região entraram na lista de municípios com empregadores que submeteram trabalhadores a situações semelhantes à escravidão. A chamada “lista suja” é um instrumento de políticas públicas para o combate ao trabalho escravo,  verificar e combater o problema. Informações de portais de notícias como o G1 citam que foram 2 casos ocorreram em Campestre, um em Jacutinga e um em Caldas.

Os dados dos empregadores podem ser conferidos no endereço www.gov.br/trabalho. Os casos mais comuns segundo o ministério são pessoas que vêm de outras regiões com boas promessas de remuneração, mas acabam sendo colocados em alojamentos precários.

Uma operação do Ministério Público do Trabalho realizada durante o mês de agosto de 2022 resgatou em Andradas, sete pessoas de uma mesma família vinda de Aracatu-BA que estariam sem salários e condições de voltar para casa.

O Ministério Público do Trabalho orienta que a denúncia sobre trabalho semelhante à escravidão pode ser feita no número 100.

 

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento