PORTAL DA DIFUSORA
Quinta, 16 de Março de 2023 11:55

Minas Gerais quer maior fomento ao setor de turismo de fé

O objetivo é aumentar a visitação turística e, com isso, gerar mais emprego e renda para os mineiros

Imagem: Agência Minas

Em Minas Gerais o Estado quer fomentar o turismo de fé.

O objetivo é aumentar a visitação turística e, com isso, gerar mais emprego e renda para os mineiros. São esses os propósitos centrais do Plano Estadual de Bens Culturais da Fé Promoção Turística e do projeto turístico Minas Santa apresentados pelo governo na terça-feira (14).

"Com a iniciativa, a ideia é divulgar planejamento para a Semana Santa em um portfólio consistente, em harmonia com a proteção e valorização dos bens culturais da fé no roteiro diferenciado de Minas para o turismo religioso. 


Ao longo do ano, diversas cidades mineiras já recebem visitantes interessados nas igrejas, santuários, caminhos e rotas, dentre outros espaços consagrados pelos ritos da fé. As expressões culturais, como os tapetes devocionais de Ouro Preto, o toque dos sinos de São João del-Rei, a arquitetura local, as obras de arte, além da própria busca pelo autoconhecimento, são atrativos que permeiam as atividades turísticas de Minas. Com os projetos anunciados, a ideia é justamente estruturar, capacitar e promover atividades que ajudem a posicionar Minas entre os principais destinos de fé do país.    

Para essa missão, atuam em parceria as Secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Social (Sedese), as Polícias Civil (PCMG) e Militar (PMMG), além do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)

“Cerca de 80% do turismo que se faz em Minas é turismo cultural - e a fé também é cultura. Então, todo esse legado das tradições, sejam elas materiais ou imateriais, são atrativos importantíssimos para consolidar Minas Gerais também como destino turístico da fé, o que vai além da Semana Santa. Esta terá, a partir de agora, um projeto específico, que é o Minas Santa, voltado para a divulgação da programação relacionada, que abarca diversa expressões como o canto, o teatro, em verdadeiros espetáculos da fé”, pontuou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira. "

Confira aqui mais detalhes sobre as ações programadas pela Secult. 

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento