PORTAL DA DIFUSORA
Terça, 07 de Março de 2023 12:13

Idoso de 74 anos é resgatado de trabalho análogo a escravidão em Bueno Brandão pelo Ministério do Trabalho

Os auditores encontraram João vivendo em uma casa sem a mínima condição de dignidade humana.

Imagem de Arquivo

 

Em Bueno Brandão um homem de 74 anos de idade, sem documentos pessoais teria sido escravizado por quase 40 anos em uma fazenda. O caso foi divulgado no domingo (5), pelo Fantástico e conta a história de João Ribeiro, um homem sem documentos, conhecido como “João do Brejo” resgatado no fim de janeiro de condições análogas à escravidão numa fazenda de café.

De acordo com a reportagem, o caso foi descoberto depois que ele foi atendido no final do ano passado no hospital com suspeita de pneumonia. E no hospital, verificaram que ele não tinha documento nenhum”, conta a auditora-fiscal do Trabalho, Elvira Tomazin.

A equipe de profissionais da saúde desconfiou e avisou à Assistência Social do município, que fez a denúncia ao Ministério do Trabalho e Emprego. Os auditores-fiscais fizeram uma operação e encontraram João capinando a terra, descalço.

Os auditores encontraram João vivendo em uma casa sem a mínima condição de dignidade humana.

Segundo apurado pelos auditores, João chegou à fazenda em 1984, de acordo com o relato do empregador às autoridades.

Segundo ainda os auditores João estava perdido e procurava uma oportunidade de trabalho, e ali ele ficou vivendo em condições degradantes, trabalhando sem salário registrado, durante 39 anos. Agora, João vive em um lar de idosos.

No dia 27 de fevereiro, em Bueno Brandão, João do Brejo recebeu as verbas rescisórias do antigo patrão. Na sexta (3), ele recebeu seus documentos – como certidão de nascimento, identidade, CPF e cartão do SUS. Ele conta que nunca gostou de ser conhecido como João do Brejo.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento