PORTAL DA DIFUSORA
Sexta, 03 de Março de 2023 11:25

Suposto regime de escravidão é denunciado em fazenda em Santa Rita do Sapucai

Além de estarem submetidos a condições degradantes de trabalho, dentre as irregularidades praticadas pelo empregador o MT destaca também a cobrança por Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), dos alimentos e dos produtos de higiene do salário dos trabalhadores, caracterizando a servidão por dívidas.

Imagem: Reprodução MPT

Em Santa Rita do Sapucaí dez pessoas foram resgatadas de situação de trabalho análoga à escravidão, em uma fazenda de colheita de café. O resgate ocorreu durante fiscalização da Gerência Regional do Trabalho de Pouso Alegre, instância regional do Ministério Público do Trabalho (MPT).

A informação foi publicada pelo órgão nesta quinta-feira, 02. “Além de estarem submetidos a condições degradantes de trabalho, dentre as irregularidades praticadas pelo empregador o MT destaca também a cobrança por Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), dos alimentos e dos produtos de higiene do salário dos trabalhadores, caracterizando a servidão por dívidas.

De acordo com órgão, um termo de ajustamento de conduta (TAC) foi assinado pelo empregador perante o MPT para coibir a reincidência das práticas por parte do empregador. 

Em caso de descumprimento, o valor da multa será de R$ 1.000 mil a cada constatação. (Com informações do MPT)

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento