PORTAL DA DIFUSORA
Sexta, 10 de Fevereiro de 2023 11:36

Anatel irá bloquear aparelhos piratas, conhecidos Tvbox

A agência estima que, atualmente, de 5 a 7 milhões de aparelhos ilegais estejam em uso no Brasil.

Imagem de Arquivo

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações anunciou um plano de ação de combate ao uso de decodificadores clandestinos de TV. Os conhecidos TV Box, não autorizados pela Anatel, piratas, são vendidos em lojas e na internet.

Quem compra esse aparelho ilegal acessa conteúdos protegidos, como direitos autorais, sem pagar nada, apenas o aparelho, o que caracteriza crime. A agência estima que, atualmente, de 5 a 7 milhões de aparelhos ilegais estejam em uso no Brasil.

A Anatel alerta que há aparelhos homologados que podem ser usados para contratar, de forma legal, conteúdos de streaming e TV por assinatura.

Com o plano de combate ao uso de decodificadores clandestinos, o funcionamento destes equipamentos piratas serão prejudicados ou até impedido. A agência já retirou de circulação quase 1,5 milhão de equipamentos desse tipo.

A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura estima que, por ano, o impacto da pirataria na TV paga pode chegar a R$ 15 bilhões. 

Os riscos da TV Box clandestina vão muito além da pirataria da TV por assinatura e do streaming. A Anatel espera impedir também que criminosos usem o sistema do aparelho pirata para ter acesso a informações dos usuários, como dados financeiros ou arquivos e fotos, já que os aparelhos precisam se conectar com a rede wi-fi da casa, tendo acesso direto às informações de celulares e computadores.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento