PORTAL DA DIFUSORA
Terça, 10 de Janeiro de 2023 11:37

Brasil está com desabastecimento de vacinas infantis contra covid-19

Confira um trecho da coletiva da secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel.

Imagem de Arquivo

O Brasil está com desabastecimento de vacinas infantis contra Covid-19, a informação é da secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, em coletiva na ultima sexta-feira.

Os estoques para o público acima de 12 anos estão em dia, no entanto, menos de 80% da população tomou as 2 doses da vacina contra o coronavirus. Já as duas doses + o reforço, menos de 50% da população.

De acordo com o G1, a pasta está em negociação com a Pfizer para antecipar as entregas de imunizantes previstas para o fim deste mês. Confira um trecho da coletiva da secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel:

"A gente recebeu esse ministério com desabastecimento de vacinas pediátricas, infantis e com o abastecimento de vacinas para o público adulto (12 anos ou mais). A gente tem essas duas diferenciações que são importantes estabelecer.

Em relação ao desabastecimento de vacinas pediátricas, nós fizemos uma reunião com a Pfizer, teremos uma nova reunião. Vamos resolver o problema da entrega, temos em torno de 4 milhões de vacinas que podem ser entregues pela Pfizer para o público de 6 meses até 4 anos, vamos tentar negociar melhor, mas a previsão de chegada é para o final de janeiro.

No público de 5 a 11 anos, também com a empresa Pfizer, nós temos uma previsão de pouco mais de 4 milhões de doses, vamos negociar o prazo para ver se conseguimos adiantar, porque é a falta que os estados estão tendo nesse momento, para essa faixa etária.

Houve ampliação de possibilidade de vacinação para todas as crianças, antes a gente tinha aquela limitação para crianças só com comorbidades

No público adulto, o abastecimento é maior do que a nossa demanda, então nós temos muitas vacinas para acima de 12 anos.

Nós estamos em contato com o Conass e o Conasems, tivemos uma reunião para estabelecer um novo fluxo. Nós compreendemos a relação com o Conass e o Conasems, que é uma relação de parceria. Não há relação hierárquica, há relação tripartite, onde os três entes da Federação precisam se comprometer com as ações e estratégias desse governo, que tem a vacinação como seu foco principal e ampliação das coberturas que estão lastimáveis. "

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento