PORTAL DA DIFUSORA
Quinta, 29 de Dezembro de 2022 12:28

A equipe de combates à endemias de Ouro Fino traz destaques do trabalho prestado neste ano

Com o objetivo de trazer transparência para a população.

Imagem de Arquivo

A equipe de Combate à Endemias de Ouro Fino através da  Supervisora de combate, Nayara Carvalho, com o objetivo de trazer transparência para a população e informar sobre os serviços prestados, enviou ao jornalismo da Rádio Difusora alguns destaques do trabalho prestado no município:

"Algumas informações importantes para compartilhar com vocês: os agentes de combate à endemias, não são apenas agentes de combate à dengue, nós trabalhamos também com a vacinação anti-rábica, com a captura de barbeiro, com a captura de escorpião e com a captura e eliminação de caramujo. Estamos sempre recebendo essas denúncias e estamos sempre correndo atrás para resolver.

Em relação aos escorpiões o que acontece, não existe um inseticida específico para combater o escorpião. Então os agentes fazem a captura do animal vivo, envia o animal para Pouso Alegre, lá é enviado para um local especializado para ser retirado o veneno e fazer o soro antiescorpiônico.

Quando o pessoal liga, dizendo que está aparecendo escorpião na sua casa, eu peço o endereço e vou até a casa da pessoa. Quando o agente vai novamente a casa é porque eles vão fazer uma delimitação do local, vão verificar a residência da pessoa, de onde possivelmente veio esse escorpião, ver ao redor da casa, checar se tem terreno baldio ou área verde.

O agente não vai chegar à residência e fazer a limpeza do imóvel, ele só vai procurar pelos escorpiões e encaminhar para Pouso Alegre, além de fazer todas as orientações sobre os cuidados, cuidados com o ralo, com o esgoto, para não ter novos casos de escorpiões.

Quando a pessoa tem milheiro de telhas e blocos no quintal, nós orientamos que uma vez por mês troquem os blocos e telhas de lugar, para não ficar por tanto tempo no mesmo local, aonde pode ser um lugar propicio para o criadouro de escorpiões.

No ultimo dia 25 de novembro, tivemos um treinamento para captura e dedetização do barbeiro. Começou  aparecer no bairro dos Limas, ele geralmente é d e zona rural. A proprietária me procurou, fomos até lá, fizemos a dedetização. A espécie que foi encontrada lá era machos, o que causou alívio, pois não é o macho que transmite, e sim a fêmea. Os agentes tiveram um treinamento, a referência técnica de Pouso Alegre veio para treinar eles, na captura e também na dedetização.

Então assim, os agentes eles estão nas ruas, para ajudar à todos, para orientar, para ajudar, para trazer informações. Então recebam os agentes de portas abertas. O que agente pode resolver a gente resolve e o que não pudermos a gente passa para o setor responsável, eu agradeço a todos"

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento