PORTAL DA DIFUSORA
Quarta, 14 de Dezembro de 2022 11:18

13º Salário: Direito pode ser usado para quitar dívidas, orienta economista

A segunda parcela deve ser paga pelas empresas até o dia 20 de Dezembro

Imagem de Arquivo

Receber o décimo terceiro salário é um direito de todo trabalhador que esteja sob o regime CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas, que trabalharam por pelo menos 15 dias no ano e que não foram dispensados por justa causa e também de aposentados.

 A primeira parcela do décimo terceiro salário foi paga no último dia 30 de novembro; a segunda parcela deve ser paga pelas empresas até o dia 20 de dezembro, próxima terça-feira, agora com os descontos referentes ao Imposto de Renda e ao INSS.

 

O valor está na vida dos trabalhadores desde a década de 60, quando a lei foi aprovada, no entanto, muitos ficam em dúvida do que fazer com o dinheiro. Para orientar o ouvinte, o departamento de jornalismo falou com colaborador, Economista e Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, PhD Mauro Sayar Ferreira, acompanhe:

" Agora no final do ano que as pessoas começam areceber os décimos terceiros, a segunda parcela ou mesmo já receberam integralmente, tem aquele dinheiro ainda reservado e que ainda não utilizaram. É sempre bom pensarmos como alocar esse recurso, e não há uma única resposta, depende muito do perfil de cada pessoa e do perfil das famílias e das suas obrigações, por exemplo, para as famílias e pessoas que tem obrigações como por exemplo IPVA IPTU logo no início do ano é bom reservar uma parcela dos recursos do 13º já para saudar a maior parte possível  desse compromisso financeiro.

Normalmente quando a gente paga à vista ou paga uma quantia maior da parcela há um desconto onde acaba sendo vantajoso do ponto de vista financeiro. Há também aquelas famílias com filhos para comprar material escolar, também é bom utilizar a parcela desse recurso 13º para comprar se possível com antecedência, se alista de material ja estiver sido disponibilizada, pois quando deixado para Janeiro, o material escolar tende a subir mais de preço.

Há naturalmente aquelas famílias com dívidas que vem se arrastando durante muito tempo, normalmente são dívidas prestações que tem juros que incidem sobre elas, dívidas em atraso seja de cartão de crédito ou em prestações que tem juros ou multa com valores elevados talvez uma das melhores coisas a se  fazer é saudar essas dívidas, para com isso começar o ano sem obrigações atrasados e com o nome mais limpo.

E para aquelas pessoas que receberam o 13º sálario e apesar de fazer todas as contas com material escolar, as obrigações do IPTU e IPVA e estiverem sem probelmas com dívidas, podem aproveitar e fazer algumas extravagâncias, como por exemplo, tirar férias ou comprar aquele produto desejadio para o final do ano. "

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento