PORTAL DA DIFUSORA
Segunda, 12 de Dezembro de 2022 12:23

Missão Artemis 1 retornou à Terra neste domingo

O professor e astrônomo Orlando Rodrigues Ferreira comenta com exclusividade sobre o retorno

Imagem: NASA/ James M. Blair, 11/12/2022

Nesta segunda-feira (12), o professor e astrônomo Orlando Rodrigues Ferreira, colunista do Portal da Rádio Difusora FM e comentarista do jornalismo aborda o retorno da missão Artemis 1 ocorrido neste domingo.

"A missão Artemis I à Lua foi um sucesso com o retorno da cápsula Orion em 11 de dezembro, pousando às 14h40min.30seg. (horário de Brasília) no oceano Pacífico na região costeira da Baja (Baixa) Califórnia, México. Lançada em 16 de novembro, em 25 dias e 12 horas percorreu no espaço (ida-volta, sobrevoos lunares, etc.) mais de 2.250.000 km, no percurso realizando dois sobrevoos 129 km próximos da Lua. Na longa viagem se distanciou até 435.500 km da Terra e procedeu testes estruturais e de exigências extremas dos equipamentos e sistemas.

            Ao se aproximar da Terra a cápsula Orion separou do módulo de serviço, o equipamento propulsor fornecido pela European Space Agency (ESA, Agência Espacial Europeia). Então, entrou na atmosfera a quase 40.000 km/h e elevando a temperatura externa a 2.760 ºC – metade da temperatura da superfície do Sol – devido o aquecimento dos gases da atmosfera, fenômeno denominado de compressão adiabática, consequentemente aquecendo a própria nave.

Desse modo, a nave perdeu energia mecânica, diminuiu a velocidadee seguiu em queda livre até que, entre 7.600 m e 1.500 m de altitude, um conjunto de paraquedas foi acionado: três paraquedas de fibra de titânio, descartados após cumprirem suas funções depois três menores feitos de kevlar e nylon, igualmente descartados; e concluindo com os três principais também de kevlar e nylon, que permitiram um pouso seguro (amerissagem) no oceano.

Ainda flutuando com boias no mar, os engenheiros da NASA procederam alguns testes na Orion antes de desligarem seus instrumentos e entregá-la no navio USS Portland às equipes do Departamento de Defesa dos EUA (Estados Unidos da América); de especialistas em clima da Space Force (USSF, Força Espacial dos Estados Unidos) e da Air Force (USAF, Força Aérea dos Estados Unidos); aos engenheiros e técnicos da National Aeronautics and Space Administration (NASA), do Johnson Space Center (Centro Espacial Johnson) e da Lockheed Martin Space. A cápsula será levada à Naval Base San Diego (Base  Naval San Diego), sul da Califórnia,para devolução ao Kennedy Space Center(Centro Espacial Kennedy)que detalhadamente irá analisar, recuperar os dados de bordo, os experimentos de biologia espacial, removerá as cargas úteis embarcadas e muito mais.

A missão Artemis Iserviu comotestepara exploração do espaço profundo e dos sistemas terrestres de apoio, o primeirode uma série de missões à Lua cada vez mais complexas. O projeto pretende a permanênciahumana de longo prazo na Lua e a preparaçãoàs futuras missões tripuladaspara Marte na década de 2030.

A última viagem tripulada à Lua foi com a missão Apollo 17 entre 7 e 19 de dezembro de 1972, com os astronautas Eugene Andrew Cernan (1934-2017), Ronald Ellwin Evans Jr. (1933-1990) e Harrison Hagan Schmitt (1935). Passados 50 anos, recomeçam os empreendimentos lunares com o programa Artemis, dessa maneira,em 2023 seguirá a missãoArtemis IIcom astronautas orbitando a Lua, depois em 2025 com a Artemis III estabelecendo uma estação orbital a partir da qual uma tripulação pousará com a primeira mulher na superfície lunar, instalandoo Artemis Base Camp(Acampamento Base Artemis) para astronautas e robôs realizarem Ciência de alto nível.

Inspirando as novas gerações e preparando o caminho à primeira missão tripuladapara Marte na década de 2030, a missão Artemis Iinicioumais umaetapa da maravilhosa conquista do espaço.

 

Esquemas da cápsula Orion:https://www.nasa.gov/sites/default/files/atoms/files/orion_by_the_numbers_2022.pdf

Animação esquemática da cápsula Orion:https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=X2oi69o6zCk&feature=emb_logohttps://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=X2oi69o6zCk&feature=emb_logo

Mapa da trajetória da missão Artemis I: https://www.nasa.gov/sites/default/files/thumbnails/image/artemis_i_mission_map_nov.jpg

Biblioteca de imagens missão Artemis I: https://images.nasa.gov/search-results?q=artemis%201&page=2&media=image,video&yearStart=1920&yearEnd=2022

 

Astrônomo Prof. Dr. Orlando Rodrigues Ferreira, colaboradordo Polo Astronômico de Amparo e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Ciência, Tecnologia e Sociedade (NIEPCTS) da Universidade Cruzeiro do Sul, especial para a Rádio Difusora Ouro Fino FM 94.1".

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento