PORTAL DA DIFUSORA
Segunda, 12 de Dezembro de 2022 11:21

Presidente do PT em Ouro Fino comenta diplomação de Lula que ocorre nesta segunda em Brasília

Ministério Público Eleitoral defendeu a aprovação das contas por não haver irregularidade a ser sancionada.

Imagem: Agência Brasil

Depois de ter as contas de campanha aprovadas por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin serão diplomados logo mais as 14h em sessão no TSE.

Em parecer enviado ao TSE, o Ministério Público Eleitoral também defendeu a aprovação das contas por não "haver irregularidade a ser sancionada. Com o diploma eleitoral em mãos, os eleitos podem tomar posse em 1° de janeiro de 2023. O documento será assinado e entregue pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

Em Ouro Fino, o presidente do Partido dos Trabalhadores Kleber Harting comenta sobre a diplomação.

" Hoje é um dia importante para democracia do nosso país, às 14h00 teremos cerimônia de diplomação do Lula e Alckmin no plenário do Tribunal do TSE. Esse ritual de diplomação pelo TSE é realizado desde 1951 suspenso, durante a Ditadura Militar, a solenidade só voltou a ser realizado nas eleições de 1989. No último dia 06 foi aprovado por unanimidade e sem ressalvas as contas do PT nas eleições de 2022 pelo TSE e também entendido e corroborado pelo PGE abrindo caminho para diplomação do Lula e Alckmin, o TSE também validou o resultado das urnas certificando que Lula foi eleito nas eleições e confirmando a diplomação.

A partir da cerimônia os candidatos eleitos se habilitam a exercer o mandato com a confirmação de que os escolhidos cumpriram todas as formalidades previstas pela legislação. O evento marca o fim do processo eleitoral e encerramento do prazo para questionamentos dos resultados do pleito.

A mais simbólica cerimônia será de posse De Lula e Alckmin em 1° de janeiro de 2023 com a participação popular de representantes de governos do mundo inteiro, em especial as maiores economias que virão prestigiar o posto do maior líder trabalhista mundial.

Aproveito a oportunidade para agradecer aos eleitores pela votação expressiva que o presidente Lula teve no nosso município podem ter certeza que o pesadelo que vivemos nesses últimos 6 anos estão com os dias contados e que voltaremos a sermos felizes com comida na mesa, emprego, saúde, educação, cultura, respeito ao meio ambiente e as diversidades e a inclusão social.

Aproveito para externar a minha solidariedade aos eleitores de Ouro Fino que maldosamente foram citados publicamente como meio de intimidação fascista por terem de forma democrática, exercido o seu livre direito de escolha no pleito democrático eleitoral. As considerações ao povo de Ouro fino, um feliz natal e um excelente ano novo".

 

O TSE é responsável pela diplomação dos candidatos à presidência da República. Já os deputados, senadores e governadores são diplomados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais realiza a solenidade de diplomação do governador Romeu Zema e seu vice, Mateus Simões; o senador Cleitinho Azevedo e dois suplentes; 53 deputadas e deputados federais e 77 deputadas e deputados estaduais.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento