PORTAL DA DIFUSORA
Quinta, 01 de Dezembro de 2022 12:31

Tribunal Regional Eleitoral anuncia data da diplomação dos eleitos em Minas

Com o ato, candidatas e candidatos eleitos se habilitam ao exercício do mandato.

Imagem:TRE

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais anuncia a solenidade de diplomação das eleitas e eleitos em 2022 para o próximo dia 19 de dezembro, às 17h, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, evento que terá transmissão ao vivo no canal do YouTube.

De acordo com o TRE-MG, a diplomação dos eleitos é um ato previsto na legislação e marca o encerramento do processo eleitoral sendo condição para a posse em 2023.

Serão 135 diplomados o governador Romeu Zema e seu vice, Mateus Simões; o senador Cleitinho Azevedo e dois suplentes; 53 deputadas e deputados federais e 77 deputadas e deputados estaduais.

Entre os novos deputados que serão diplomados como representantes do sul de Minas, está o médico e ex-prefeito de Ouro Fino, Maurício Lemes de Carvalho, eleito pelo partido Novo.

Já a cerimônia de diplomação do presidente eleito  Luiz Inácio Lula da Silva e do vice- presidente Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho está marcada para acontecer às 14h do dia 12 de dezembro, segunda-feira.

De acordo com o TSE, a diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha do eleito pela maioria das brasileiras e dos brasileiros nas urnas.

Durante o evento, que marca o encerramento do processo eleitoral, serão entregues os respectivos diplomas assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

Com o ato, candidatas e candidatos eleitos se habilitam ao exercício do mandato. A entrega dos documentos acontece após o término do pleito, a apuração dos votos e o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento