PORTAL DA DIFUSORA
Quinta, 24 de Novembro de 2022 12:27

Black Friday: Economista dá dicas para comerciantes

PhD Mauro Sayar Ferreira, traz dicas para os comerciantes de como aproveitar da melhor forma a sexta-feira de promoções

Imagem de Arquivo

 

A Black Friday abre a temporada de compras de natal, a data que teve inicio nos Estados Unidos, chegou de forma tímida no Brasil, mas foi tomando o gosto dos consumidores e comerciantes.

Com a copa do Mundo a expectativa de compra é ainda maior, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio  a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) tem uma nova alta em novembro de 1,3%, ainda segundo uma pesquisa da analítica Boa Vista, divulgada pela CNN, 44% dos empresários esperam registrar um faturamento superior ao de 2021, na data considerada a quinta mais importante do varejo brasileiro.

O Economista e Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, PhD Mauro Sayar Ferreira, traz dicas para os comerciantes de como aproveitar da melhor forma a sexta-feira de promoções:

"Os comerciantes devem entender que a competição aumenta bastante nesse período, várias empresas, principalmente os maiores que possuem grande poder de mercado na negociação das suas mercadorias, conseguem em várias ocasiões preços mais baratos para fazer as suas revendas, condições com fornecedores mais apropriadas, o que permitem a eles colocar preços e descontos também mais avantajados, então você tem essa questão da concorrência, que deve ser observada e tem que entender até quando vale a pena acompanhar os grandes nessa competição. 

Mas, tem outras questões que devem ser levadas em conta, primeiros na black friday os consumidores estão dispostos a comprar produtos, até porque várias antecipam suas compras de Natal, então essa disposição dos consumidores é interessante para os vendedores, até porque permite a ele expor seus produtos, no instante onde há uma demanda bastante forte de produtos.

Além disso, é um momento que também pode ser aproveitado para desfazer de estoques antigos, de coisas que estão tendo poucas saídas, em momentos convencionais, os empresários, os donos de loja podem aproveitar para desovar aqueles estoques, colocar preços mais módicos nas mercadorias, naquele instante, para poder ter alguma rentabilidade ou mesmo é simplesmente não ter prejuízos futuros com essas mercadorias no passado.

Portanto, é algo que vendedores devem estar atento a essa possibilidade, perceber se esse instante permitiria também uma estratégia nessa direção; Redução de estoque, de coisas que estão empacadas, para permitir o recurso adicional que normalmente não estava sendo contado, dado que mercadorias, a depender delas, quando ficam estocadas por muito tempo, sem vender, podem ser facilmente substituídos por produtos mais novos ou no caso de vestuário, roupas que estão na moda, então é um momento de se pensar também em como se desfazer desses estoques

 

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento