PORTAL DA DIFUSORA
Quarta, 23 de Novembro de 2022 12:01

Economista instrui consumidores para a Black Friday

'Temos compromissos que sempre pesam muito no bolso, logo no início do ano.'

Imagem de Arquivo

A Black Friday está chegando, as grandes promoções já estão sendo anunciadas e as expectativas do comércio são altas, de acordo com uma pesquisa da empresa 121 Labs a confiança na Black Friday aumentou e chega a 88%, ante os 61% registrados em 2021.

 

No entanto, o consumidor que pretende fazer compras nesta quinta e sexta-feira deve ficar atento para não se arrepender no futuro.

O jornalismo da Rádio Difusora apresenta um comentário do novo colaborador, o Economista e Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, PhD Mauro Sayar Ferreira, que passou algumas instruções de como o consumidor deve agir durante a onda de promoções:

"O Consumidor tem que, como em todas as ocasiões, pesquisar os preços. A gente possui hoje um instrumento muito bom que é o computador, o celular, que permite estar pesquisando preços em diversos sites de compra, em diversas lojas e o consumidor tem que fazer esse exercício, tem que sair pesquisando, olhando, para checar o que vale a pena na hora da compra.

Além disso, os consumidores devem prestar muita atenção nos planos de pagamento de suas compras, principalmente quando vão dividir os seus produtos, para tomar cuidado com juros que podem ser pagos nessas compras, lembrando que as taxas de juros encontra-se patamares bastante elevados e que, normalmente, compras a prazo a depender do tempo que for dividir das compras podem acrescer muito no valor do produto final, a medida que a gente vai suavizando os pagamentos, com prestações mais módicas que cabem no bolso, a cada mês, isso também tem seu custo e é o custo de juros que são embutidos nesses produtos, então o consumidor deve prestar muita atenção e fazer um planejamento.

Quando for fazer essas compras também é preciso compreender que no início do ano, em janeiro, fevereiro, há gastos muito expressivos, impostos, as compras de materiais escolares e portanto devemos lembrar que temos compromissos que sempre pesam muito no bolso, logo no início do ano. Pode ser que quando for a hora de fazer esses gastos, fique apertado para as famílias cumprirem, conseguirem pagar as prestações desses produtos comprados na black friday, portanto são todas as questões que os consumidores devem estar atentos, para não cair em ciladas, para que o preço final não fique muito caro quando levar em consideração juros e para que não haja a possibilidade de inadimplência futura."

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento