PORTAL DA DIFUSORA
Sexta, 04 de Novembro de 2022 12:34

INSS: Comparecimento ás urnas vale como prova de vida para aposentados e pensionistas

O procedimento será automático, por meio do cruzamento de informações de bases de dados públicas, federais, estaduais e municipais.

Imagem de Arquivo

Se você está entre os aposentados e pensionistas que são submetidos à prova de vida junto ao INSS e compareceu para votar no primeiro e no segundo turno das eleições fique tranqüilo, isso vale como prova de vida, procedimento indispensável para que segurados mantenham o direito de receber seus benefícios.

A comprovação de voto é realizada a partir de um pequeno papel, que contém informações sobre o turno e dia da votação, dados pessoais e do título de eleitor. Ela é realizada automaticamente no sistema do Tribunal Regional Eleitoral de cada Estado e, conseqüentemente, vai para base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a informação é compartilhada com o INSS.

Em fevereiro deste ano, a Presidência do INSS publicou no portaria com mudanças nas regras para prova de vida de aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto. O procedimento será automático, por meio do cruzamento de informações de bases de dados públicas, federais, estaduais e municipais.  

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento