PORTAL DA DIFUSORA
Segunda, 05 de Setembro de 2022 11:43

Campanha “Setembro Amarelo” alerta sociedade sobre aumento de casos de suicídio no mundo

O assunto, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda.

Imagem de Arquivo

Teve início a Campanha Setembro Amarelo com ações voltadas a prevenção do suicídio.

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), o assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e a falta de informação.

A psicóloga Marlene Lasmar Ribeiro Vilela comenta sobre a campanha Setembro Amarelo e os números alarmantes de casos no mundo.

"Setembro chegou e teve início a campanha do setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 de setembro o dia mundial de prevenção ao suicídio, esse tema é muito relevante, porque 1 milhão de pessoas perdem a vida decorrente do suicídio no mundo. Por ano é a segunda causa de morte entre jovens no Brasil e a cada pessoa que tira a vida pelo suicídio, seis pessoas são afetadas por esse ato, no mínimo, então esse ano a campanha do setembro Amarelo tem como lema 'criando esperança através da ação', esse tema reflete a necessidade de uma ação coletiva para lidar com a questão do suicídio, que é uma questão urgente de saúde pública, todos nós podemos fazer a campanha, familiares, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos, profissionais de Saúde, e autoridades públicas e governamentais, todos nós podemos falar sobre o suicídio e tomar medidas de prevenção.

E como é falar sobre o suicídio? Falar de uma forma acolhedora, de uma forma empática, sem julgamento. Porque os estudos mostram que 80% das pessoas que pensam ou cometem tentativas de suicídio elas têm problemas de saúde emocional, elas têm problemas psíquicos graves, como uma depressão, por exemplo, tem outros problemas, por exemplo, a dependência química, questões financeiras, até mesmo isolamento social pode levar a pessoa a pensar em tirar a própria vida. A Organização Mundial da Saúde nos fala dos quatro Ds que são: a depressão; o desespero; a desesperança e o desamparo. Então esses são sentimentos que estão presentes nessa pessoa, nesse momento e uma das coisas que a gente pode oferecer no Brasil é o CVV, Centro de Valorização da Vida, o centro de valorização na vida é uma instituição que oferece apoio emocional e atua na prevenção do suicídio, é uma associação sem fins lucrativos, caso a pessoa precise conversar, esteja naquele momento de crise, ela pode ligar 188, que lá ela vai ter uma pessoa preparada, instruída e pronta para acolher e dar apoio emocional naquele momento. Aqui na nossa cidade, vai acontecer nos Estratégia Saúde da Família, uma roda de conversa sobre o tema, falar é a melhor solução e dar apoio a essas pessoas é promover vida; é promover saúde e cada um pode fazer a sua parte."

Informe-se mais sobre a Campanha Setembro Amarelo no portal do CVV. 

O endereço é www.cvv.org.br.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento