PORTAL DA DIFUSORA
Quarta, 31 de Agosto de 2022 12:10

Morre último líder da União Soviética

Mikhail Gorbachev morreu na noite desta terça-feira

Imagem: Kirill Kudryavtsev / AFP

Anunciada nesta terça-feira (30), a morte de Mikhail Gorbachev, considerado como último líder da União Soviética.

O professor e sociólogo Isaias Pascoal comenta sobre a trajetória deste líder mundial perda lamentada por diversos líderes globais e de órgãos multilaterais.

"Tomamos conhecimento ontem, dia 30 de agosto, da morte de Michael Gorbachev que foi líder da União Soviética entre os anos de 1985 a 1991, ele marcou época junto com o Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos, assinaram vários acordos de paz e limitação de armas que puseram um fim à guerra fria que vinha desde 1947, logo após o fim da segunda guerra mundial, Gorbachev assumiu um poder novo para os padrões soviéticos, que entre 1982 a 1985 teve três presidentes mortos.

Era preciso reformar e modernizar a União Soviética agastada pela Guerra Fria, por anos longos de ditadura e crise econômica, a escolha recaiu em Gorbachev então com 54 anos de idade, ele buscou a paz com os Estados Unidos e lançou a Glasnost e a Perestroika; Glasnost transparência e mais Liberdade política dentro da União Soviética e do bloco soviético; Perestroika reconstrução econômica da União Soviética, amenização do socialismo e mais liberdade econômica. As reformas no entanto saíram do seu controle, na Europa Oriental uma onda libertária avançou. Em 1989 caiu um muro de Berlim, em 1990 a Alemanha se reunificou e em 1991 a própria União Sovietica se desintegrou. Quando tinha a opção de usar a força, como fizeram no passado Stalin e Leonid Brejnev sob domínio soviético,  optou por não fazer, embora não fosse seu desejo, suas políticas levaram ao colapso do socialismo, do bloco soviético e da própria União soviética ele foi aplaudido e admirado no ocidente mas se tornou inpopular dentro da Rússia e do mundo socialista, em 1990 ele recebeu o prêmio Nobel da Paz, sem duvida Mikhail Gorbachev é um simbolo à ser reverenciado, muito diferente do atual lider que comanda o país."

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento