PORTAL DA DIFUSORA
Segunda, 01 de Agosto de 2022 12:15

IMA-MG inicia força tarefa no combate e controle de morcegos hematófagos transmisor da raiva

Nosso principal parceiro é o produtor rural, que deve informar a localização de abrigos de morcegos em suas propriedades e comunicar caso algum animal apresente sintomas de doença neurológica.

Imagem: IMG-MG

Em razão dos casos de raiva descobertos em Muzambinho, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) inicia nesta segunda-feira (01), fiscalização em toda a região sul mineira. O referido município notificou cinco casos de raiva animal em menos de um mês. A situação na cidade é tratada como surto pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Na região de abrangência do escritório seccional do IMA em Ouro Fino começa hoje uma força tarefa para o combate e controle de morcego hematófagos, conforme explica Ronaldo de Almeida Pires- Fiscal assistente agropecuário e Chefe do escritório:

" A força tarefa reúne servidores do IMA de várias localidades para que os focos de raiva sejam controlados. Nosso principal parceiro é o produtor rural, que deve informar a localização de abrigos de morcegos em suas propriedades e comunicar caso algum animal apresente sintomas de doença neurológica. 

Na juristição do escritório do IMA de Ouro Fino, temos feito atendimento de vistoria e a captura de morcegos hematófagos, este ano já foram realizadas 15 vistorias, sendo 42 morcegos capturados. Ressalto que os unicos morecegos que fazemos a captura e controle são os morcego que se alimentam de sangue, os hematófagos, os demais morcegos não fazemos este controle ou a captura."

A vacinação contra a raiva em bovinos não é obrigatória, mas por conta do surto é recomendado que os produtores façam a imunização do rebanho.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento