IBGE inicia pesquisa urbanística nos municípios
Trata-se do marco de início da operação do Censo 2022. No entanto, ainda não serão feitas entrevistas e os dados serão colhidos apenas por meio de observação.

Imagem: IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza a partir desta semana a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios com supervisores censitários, trabalho que se estende até 12 de julho.
De acordo com o instituto trata-se do marco de início da operação do Censo 2022. No entanto, ainda não serão feitas entrevistas e os dados serão colhidos apenas por meio de observação.
Em Ouro Fino cinco supervisores vão a campo promover o levantamento dessas informações conforme explica o coordenador censitário Pedro Vicente.
" Em um primeiro momento, o IBGE realizará a pesquisa do entorno em todas as áreas urbanas da cidade, essa pesquisa tem como objetivo levantar as informações referentes à urbanização do município, por exemplo, dados sobre pavimentação, iluminação pública, arborização, acesso ao cadeirantes. Esse primeiro trabalho do senso não terá entrevista com os moradores, portanto caso vejam o funcionário do IBGE circulando pelas ruas sem entrevistar alguém, saiba que ele está coletando informações urbanísticas. Apenas em agosto desse ano que de fato estaremos visitamos domicílio do município e realizando as entrevistas."
O IBGE informa ainda que a partir desse trabalho serão obtidas informações da infraestrutura urbana, consideradas relevantes para a administração pública. Além disso, os dados acumulados permitirão atualizar mapas e identificar vias, o que contribuirá posteriormente para o trabalho dos recenseadores. Os dados levantados poderão subsidiar a formulação de políticas públicas em áreas urbanas, visando à melhoria da qualidade de vida da população. Os resultados desta edição serão divulgados apenas no ano que vem, junto com todas as demais informações apuradas no Censo 2022.