PORTAL DA DIFUSORA
Terça, 31 de Maio de 2022 12:00

Saúde é o que interessa: hoje é lembrado o dia mundial sem tabaco

Com um leque variado de opções, o tabagismo se reinventa e continua a despertar o vício em pessoas em todo o mundo. A cada ano, mais de 8 milhões de pessoas morrem devido aos impactos da indústria do tabaco.

Imagem de Arquivo

Nesta terça-feira (31) é lembrando com alertas importantes aos fumantes, o Dia Mundial sem Tabaco. O objetivo é promover a conscientização sobre os riscos que o hábito de fumar traz para a saúde.

Cigarros, tabaco sem fumaça, dispositivos eletrônicos com diferentes essências e aromas. Com um leque variado de opções, o tabagismo se reinventa e continua a despertar o vício em pessoas em todo o mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano, mais de 8 milhões de pessoas morrem devido aos impactos da indústria do tabaco.

Sobre esse assuntos ouvimos Marlene Lasmar Ribeiro Vilela referencia técnica do Programa do Tabagismo em Ouro Fino:

"31 de maio Dia Mundial Sem Tabaco, a Organização Mundial da Saúde criou essa data para o mundo parar e refletir sobre o uso do tabagismo e principalmente para profissionais de saúde como eu alertar a população sobre os malefícios do cigarro, então é sempre importante lembrar de todos os malefícios decorrentes do uso do tabaco uso do cigarro. O cigarro está ligado a diversos tipos de cânceres e também a associado a doenças crônicas não transmissíveis o tabagismo também contribui para o desenvolvimento de outras enfermidades tais como a tuberculose, infecção respiratória, úlceras gastrointestinais, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata entre outros, temos que destacar principalmente os acidentes vasculares cerebrais e os infartos do miocárdio, todas essas doenças trazem muita tristeza e sofrimento para as pessoas.

Este ano o 31 de maio tem como lema "Não se deixe enganar pelas novidades". dispositivos eletrônicos para parar de fumar também matam,  vem falar sobre o uso do cigarros eletrônicos, uma moda que está se difundindo entre os jovens, em 2009 a Agência Nacional de Legislação Sanitária, a Anvisa, havia proibido o cigarro eletrônico no Brasil e o que que a gente acabou assistindo, que muitos cigarros eletrônicos entravam clandestinamente no país. Hoje a Anvisa está revendo a questão do cigarros eletrônicos e agora dia 10 de junho que é o prazo para Anvisa coletar os dados que ela precisa para decidir se vai ser aprovado o cigarro eletrônico do Brasil ou não, o cigarro eletrônico traz inúmeras questões, por quê, primeiro, os jovens ou mesmo adultos entendem que uma fumaça de vapor de água não faria mal, porém lá está diluído nicotina, que causa dependência e outros agentes diluidos nesse lugar eletrônico, então o cigarro eletrônico, sim, ele vai causar dependência e ele vai causar alguns malefícios. Há de se pensar também por outro lado que a não aprovação do cigarro eletrônico não impede que esse cigarro eletrônico chegue no Brasil e que os jovens estão aderindo, então é uma conscientização de que o cigarro eletrônico faz mal a saude.Minha mensagem de sempre 'Viver bem é viver com saúde, fique longe do cigarro'. "

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento