PORTAL DA DIFUSORA
Sexta, 27 de Maio de 2022 12:05

Conferência de saúde debate propostas e elege novos conselheiros

a Diretoria de Saúde de Ouro Fino realizou a Sexta Conferência de Saúde e a Primeira Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento aconteceu no Teatro Municipal “Professora Mathilde Isabel Almeida Paiva” no Bairro Montanhês.

Imagem: Difusora 94.1

 

Nesta quinta-feira (26), a Diretoria de Saúde de Ouro Fino realizou a Sexta Conferência de Saúde e a Primeira Conferência Municipal de Saúde Mental.

O evento aconteceu no Teatro Municipal “Professora Mathilde Isabel Almeida Paiva” no Bairro Montanhês.

Entre as deliberações houve a formação do novo Conselho Municipal de Saúde.

A diretora de Saúde Sheila Faria em entrevista ao repórter  Gabriel Ramos para a Rádio Difusora FM comentou sobre a função dos conselheiros:

Sheila- 'O Conselheiro ele é muito importante na comunicação entre a sociedade e a gestão, ele inclui a participação social. Os conselheiros que hoje foram votados vãos participar das reuniões mensais realizadas na secretária de saúde, onde serão discutidas essas propostas de melhoria para o município e também eles acompanham a questão da gestão do orçamento, por exemplo, a cada quatro meses, o relatório anual tem que ser aprovado pelos conselheiros de saúde. Então eles verificam essa questão orçamentária e também todas as ações que são realizadas.

Vamos dar um exemplo à criação de uma nova farmácia popular, eu como gestora, só posso fazer se caso os conselheiros aprovem essa decisão, então eles tem esse poder de decisão na saúde.'

Após o encerramento da Conferência, a Diretora de Saúde Sheila Faria avaliou o comparecimento do público e das propostas mais debatidas:

Gabriel- Conta pra gente como foi expectativa dessa conferência, casa lotada a gente percebeu que a população realmente veio, as propostas realmente foram aceitas, claro que ficaram algumas dúvidas, mas isso como foi discutido a gente vai levar para os técnicos da Regional de Pouso Alegre para decidir sobre o caso mais importante aqui, que é a unificação da Santa casa de Ouro fino com o pronto-socorro, você pode contar para nós ouvintes da  Rádio Difusora FM 94.1 de Ouro Fino?

Sheila- Foi uma conferência muito proveitosa, tivemos a presença em massa da população, a população participou ativamente da votação das propostas que foram levantados durante a pré conferência, teve a proposta que seria colocada como proposta pro plano mensal de saúde que foi o caso da unificação, mas a gente ouviu todas as partes, o provedor “Octávio Miranda”, a técnica da Regional de Saúde “Cidinha”, mas que como que será feito, isso ainda será decidido na Regional de saúde junto com a Santa Casa e junto com a Gestão.

Gabriel- Essas propostas foram aceitas, qual que é o próximo passo?

Sheila- Agora essas propostas vão ser avaliadas junto com o Conselho Municipal e a gestão, a questão orçamentária do que é viável ou não e também discutido junto com o Conselho Municipal de Saúde para então incluir no plano municipal. 

Gabriel- Como ouvinte e como usuário da saúde foi citado a questão de quando é um caso de uma dor de cabeça e a pessoa vai ao pronto-socorro ou vai pra unidade básica de saúde, não seria legal se a UBS tivesse um horário diferenciado, talvez um horário noturno porque existem pessoas que trabalham até mais tarde.

 

Sheila- a gente já começou o trabalho do horário estendido, então na UBS do Jardim São Paulo e na do Jardim no Aeroporto atendimento é até as 8h00 da noite e nós temos a vontade de colocar esse horário estendido na Policlínica que é um local mais central, justamente para pegar essa população que está no trabalho e não consegue sair até as 17:00 e assim desafogar o pronto atendimento.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento