PORTAL DA DIFUSORA
Sexta, 27 de Maio de 2022 12:30

Baixa adesão das vacinas preocupa órgãos da saúde

A imunização infantil se encontra nos níveis mais baixos dos últimos 30 anos. A queda generalizada começou em 2015 e atingiu a pior marca em 2021. Em Ouro Fino o problema se repete, principalmente com baixa cobertura vacinal de gripe e sarampo.

Imagem de Arquivo

O Brasil está sofrendo com a baixa adesão às vacinas, de acordo com a Agência Senado, a imunização infantil se encontra nos níveis mais baixos dos últimos 30 anos.  A queda generalizada começou em 2015 e atingiu a pior marca em 2021.  

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, alerta que principalmente agora com a chegada do inverno, tomar a vacina contra a covid-19 e a vacina contra a influenza é essencial:

"Estamos chegando na última semana de maio, iniciando o mês de junho, quando começa o inverno, e um ponto que nos preocupa muito é a baixa adesão à vacinação. Nós temos muitas crianças que não buscaram a segunda dose ainda. Temos, também, os idosos que têm que tomar a segunda dose de reforço, ou seja, a quarta dose. Essa baixa adesão nos preocupa muito, porque a doença da covid agora é sazonal e este é o pior momento do ano em relação a essa doença. Então, é muito importante lembrar a todos de tomar a vacina, tanto as crianças, quanto os adultos e idosos, para que a gente atravesse esse momento de maior risco de contaminação. A vacina é a única arma para vencermos essas infecções. Isso nos preocupa e vale esse puxão de orelha. Quem ainda não tomou a vacina vá até o posto de saúde e garanta a sua proteção"

Em Ouro Fino o problema se repete, principalmente com baixa cobertura vacinal de gripe e sarampo, como explica a diretora de saúde Sheila Faria:

"Conforme a cobertura Vacinal expedida pela Regional de Saúde no último dia 23 de maio, Ouro fino ainda está com baixa cobertura Vacinal para vacina de gripe e a de sarampo, com isso ressaltamos a importância da vacinação para os grupos estipulados e lembramos que ainda estamos em campanha e ainda há tempo de se vacinar. 

A vacina de gripe está destinada à idosos de 60 anos ou mais, professores, caminhoneiros, profissionais de saúde, pessoas com comunidades e crianças de seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias. E a vacinação de sarampo para trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias

Orientamos aos pais e responsáveis sobre a importância de manter a caderneta de vacinação do seu filho em dia e estar procurando a sala de vacina no prédio dos capuchinhos nos horários das 08:00 da manhã às 11:30 e no 12:30 às 17:00."

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento