PORTAL DA DIFUSORA
Sexta, 08 de Abril de 2022 12:17

Museu Aberto de Astronomia de Campinas-SP realiza inaugurações

Celebrando os 100 anos do nascimento do grande astrônomo Jean Nicolini

Celebrando os 100 anos do nascimento do grande astrônomo Jean Nicolini, o Museu Aberto de Astronomia de Campinas-SP realiza inaugurações que irão transformar o local no maior complexo astronômico pedagógico do País. Os comentários sobre esse grande nome da astronomia nascido em 1922 e falecido em 1991, no texto do nosso colaborador professor e astrônomo, Orlando Rodrigues Ferreira.

"'Acreditamos que a obra realizada foi meritória e digna, justificando plenamente os anseios e o juramento (silencioso) feito há muito tempo [...] O mérito de uma vida [...] está em acreditar em algo. E, como bem disse alguém, 'uma vida bem vivida é a materialização de um sonho da juventude.’ Esta frase é do astrônomo Jean Nicolini  e foi publicada em dezembro de 1975 no boletim Ouranos da União Brasileira de Astronomia (UBA).

Filho de paisfranceses, NöelNicolini e Jeanne CabritNicolini, Jean Nicolinihá 100 anosnasceuem São Paulo/SP aos 9 de abril de 1922 e faleceunumacidenteautomobilísticoem 23 de julho de 1991. Inspirando-se nasobras do astrônomofrancês Camille Flammarion uniu o seuUniversopessoalàquele dos astros, das estrelas e galáxias, demonstrando que somentecompreenderemos o Universo  exterioraoSer  à medida que possamosentender o nossopróprioUniverso interior.

            Embora tenha realizado tanto, estava ciente das próprias limitações. Algumas vezes escutei dele a seguinte afirmação: “– Os meus minutos não têm mais 60 segundos!”. Assim, expressava a angústia perante a limitação da vida e o desejo de muito realizar no tempo que urgia.

A edificação material da Astronomia e sabedoria de Jean Nicolini foi o Observatório do Capricórnio que fundou em São Paulo em 15 de outubro de 1948, mas depois de 29 anos se estabeleceu em Campinas no Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini”, fundado em 15 de janeiro de 1977.

Também em Campinas, defronte ao Observatório Municipal, o particular Museu Aberto de Astronomia neste 8 de abril inaugurará o Pavilhão “Jean Nicolini” com telescópio e memorial ao homenageado, visita que recomendo para conhecere, além dos outros atrativos do local, um pouco da vida e obra de um dos expoentes da Astronomia.

Na minha juventude conheci Jean Nicolini no alvorecer dos anos ’80, privando da sua amizade e trabalhando juntos. Então, neste 9 de abril de 2022, em seu centenário e sempre, sou grato ao saudoso amigo e mentor que me ensinou ir além das possibilidades e que deixou legados para as gerações posteriores, principalmente porque, seguindo na flecha do tempo, agora são os meus minutos que não têm mais 60 segundos."

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento