PORTAL DA DIFUSORA
Segunda, 14 de Março de 2022 12:10

Cuidados contra a dengue devem ser redobrados no município de Ouro Fino

Onze pessoas estão com suspeita

Imagens: Redes Sociais

O alerta em relação ao mosquito Aedes aegypti deve ser redobrado, o município de Ouro Fino registrou 11 pessoas com suspeita de dengue e 1 caso confirmado.

A supervisora de Combate a Endemias, Nayara Carvalho explica as ações tomadas pela equipe de endemias no combate à dengue.

Foi confirmado o primeiro caso de dengue importado em fevereiro de 2022, desde então os agentes tem feito um trabalho intenso de orientações e eliminação de possíveis focos do mosquito. Por conta de um caso suspeito na semana passada, foi realizado o bloqueio na região onde o paciente se encontra diariamente e constatado pelos agentes que nessa determinada região havia mais nove pessoas com sintomas suspeitos para dengue, realizamos o bloqueio com a bomba costal UBV (ultra baixo volume) no intuito da eliminação do mosquito aedes aegypti adulto.

Ela relata que a melhor forma de previnir a doença é eliminando os focos de reprodução do inseto e orienta quais os principais cuidados contra o aedes aegipti:

"A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública, a melhor maneira de combater esse mal é atuando de uma forma preventiva ou seja impedindo a reprodução do mosquito aedes aegypti, que é o principal transmissor do vírus. Suas larvas nascem e se criam em água parada, por isso evitar focos de reprodução é a melhor forma de se prevenir contra o Zika vírus, Dengue, a Chikungunya e a Febre Amarela, reforçando que o mosquito coloca seus ovos em água limpa e suja."

A supervisora de Combate a Endemias reforça que todo caso suspeito já é tratado como dengue e a equipe de endemias já entra com um trabalho de bloqueio, por conta do período de encubação do mosquito.

 

Algumas medidas simples para combater o mosquito são:

Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

Tirar água dos pratos de plantas;

Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d'água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento