PORTAL DA DIFUSORA
Quinta, 10 de Março de 2022 12:30

Estado de Minas desobriga uso de máscara em locais abertos

Liberação fica a cargo dos prefeitos

Imagem de arquivo

 

O Secretário da Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Bacheretti em coletiva de imprensa nesta manhã, às 11 da manhã, anunciou o fim do Minas Consciente.

Em razão do Estado de Minas estar a mais de 6 meses na onda verde e mais de 80% da população já ter tomado a segunda dose da vacina contra a covid-19, a partir deste sábado, dia 12 de março, o Estado desobrigou o uso da máscara em locais abertos, ficando a cargo de cada município, a decisão manter ou não o uso obrigatório da máscara em locais abertos.

O médico Fabio Bacheretti reforça ainda a importância da vacinação como única forma de combate à pandemia e aconselha aqueles que estiverem com sintomas gripais ou que tenham comorbidades,que mesmo com a liberação em locais abertos, continuem usando a máscara para a sua segurança e a segurança do outro.

 

A Prefeitura de Pouso Alegre, a exemplo de Belo Horizonte, retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial, em vias públicas.

O prefeito Rafael Simões publicou novo Decreto nº 5.416/2022 no último dia 08 no Diário Oficial dos Municípios Mineiros.

O decreto mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, “seja no transporte coletivo, em ônibus fretados, em taxis e veículos de transporte por aplicativo, em estabelecimentos comerciais e industriais, templos religiosos e demais em que haja reunião de pessoas”.

Além disso, o documento revogou o artigo 4º do Decreto 5.288, que exigia de eventos com mais de 200 pessoas a “existência de protocolo sanitário previamente aprovado pela Vigilância Sanitária Municipal”.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento