PORTAL DA DIFUSORA
Quarta-feira, 02 de Março de 2022 12:15

Termina a Piracema, período de reprodução dos peixes

Biólogo e professor Beto Albuquerque explica sobre a importância de se respeitar este período

Imagem: Guardiões do Rio Mogi

A Piracema iniciada em 01 de novembro de 2021 foi encerrada na segunda-feira (28) em Minas Gerais. Trata-se do período mais importante para a reprodução dos peixes, quando eles se deslocam até suas nascentes para a desova.

O biólogo e professor Beto Albuquerque explica sobre a importância de se respeitar o período restritivo da pesca. "A Piracema é um fenômeno onde os peixes sobem o Rio para fazer a reprodução e existe uma temporada que vai de 1º de novembro até 28 de fevereiro que é restrito a pesca nessa época, ela tem uma restrição de espécies, tem uma restrição de quantidade de peixe, então é preciso ser respeitado. No último dia 28 acabou esse período de Piracema aqui na nossa cidade, esse período é muito importante porque diversas espécies da nossa bacia hidrográfica sobem o rio para reproduzir, então é nessa época que a água tá quente e esses peixes migradores eles se esforçam para subir o Rio, eles queimam gordura, produzem alguns hormônios, o que faz que eles tenham uma reprodução muito boa. Essas Lagoas perenes que aparecem quando tem a cheia do rio, são muito importantes preservar elas porque nela que a gente chama que é o berçário né a gente fala que é o berçário dos peixes nessa época essas Lagoas então no verão as chuvas elas enchem o Rio e os peixes sobem aproveita essa época para procurar essas Lagoas para depositar os ovos e os peixes assim se sentem seguros nessas águas. Por isso que é importante a Piracema, no período de 1º de novembro a 28 de fevereiro não pescar, preservar esses animais, para que eles possam reproduzir e a gente ter épocas do ano com peixe no rio. Se a gente não gerir dessa forma gente fica sem esses animais"

Durante a piracema, a pesca só é permitida para espécies exóticas (espécies não nativas que foram introduzidas pelo homem) e híbridas, sendo estabelecidos limites.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento