PORTAL DA DIFUSORA
Sexta, 14 de Janeiro de 2022 12:15

Novo ensino médio: entenda as mudanças que começam este ano

Maiores horas de estudo, ensino integrado e entre outras mudanças

Imagem de arquivo

O novo ensino médio, aprovado por uma lei de 2017, tem inicio neste ano letivo, as mudanças serão gradativas tanto para o ensino em escolas públicas quanto para as escolas privadas de todo o país.

 

O ensino médio antes considerado uma preparação para o curso superior agora é focado ao mercado de trabalho, com ensino integrado a cursos técnicos. Todas as escolas terão que expandir o tempo dedicado ao ensino médio já a partir deste ano. O tempo que antes era em média, 4 horas por dia, passará a 5 horas por dia. Esta parte da grade curricular vai ocupar 60% do total de horas letivas e somente conteúdos de português e matemática serão trabalhados nos três anos letivos.

 

Uma mudança do novo modelo de ensino médio que entra em vigor também neste ano é a grade curricular. As disciplinas passarão a ser por áreas do conhecimento, modelo já conhecido no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem e outros vestibulares.

São elas; linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e por fim ciências humanas e sociais aplicadas.

 

Além dessas disciplinas outra novidade serão os itinerários formativos. Eles são as conhecidas optativas, escolhidas de acordo com a vontade do estudante e da oferta da instituição. 

As escolas podem oferecer as aulas já a partir deste ano, mas só serão obrigatórias em 2023. Esta tem o objetivo de aprofundar nas quatro áreas do conhecimento e na formação técnica e profissional de cada aluno, que deverá escolher um itinerário para compor sua grade. Esta modalidade de aula vai ocupar os 40% restante do total de horas do ensino médio.

 

E a última novidade que passa a integrar o ensino médio em 2022 é o chamado “projeto de vida”, que será oferecido nas escolas para ajudar os jovens a entender suas aspirações, num estilo de orientação, deve ser refletido, por exemplo, na escolha da eletiva que o estudante vai cursar.

O ‘projeto de vida’ que já foi implementado em algumas escolas privadas tem como objetivo ajudar o aluno a compreender o que ele quer para seu futuro e ao mesmo tempo entender como a escola pode ajudá-lo a alcançar esse objetivo.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento